Alunos e professores recebem apoio psicossocial em Colinas

Através de uma roda de conversa, os alunos puderam expressar e ressignificar as emoções, vivências  e angústias sentidas neste período. 

619
Crédito: Divulgação / AI Colinas

Os profissionais da Secretaria da Saúde, Assistência Social e Educação realizaram uma atividade de acolhimento dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Colinas, retomando as atividades do projeto Adolescer.

O momento entre alunos e professores ocorreu no dia 13 de junho na Academia de Saúde do municípiopela primeira vez após a cheia de maio.O objetivo do encontro foi promover o cuidado com a saúde mental dos alunos e professores, retomar a convivência, além da realização de avaliação antropométrica, prevista no programa Saúde na Escola.

Através de uma roda de conversa, os alunos puderam expressar e ressignificar as emoções, vivências  e angústias sentidas neste período. Além desta atividade, eles também tiveram tempo para fortalecer vínculos através do apoio coletivo.

O encontro teve boa adesão e os adolescentes participaram ativamente, expressando suas angústias sobre a escola, a cidade e as dificuldades com o retorno às aulas online. Foi relatado, também, o auxílio prestado aos moradores para retirar móveis das casas e o mutirão de limpeza na escola após o desastre ambiental. Apesar da tristeza e ansiedade, os alunos falaram sobre as perspectivas e aspectos positivos para o ano letivo.

Nas próximas semanas, serão realizadas atividades com os alunos do Ensino Médio do turno da noite. Ao longo do ano, ações de cuidados com os alunos continuarão como parte do projeto Reflorescer, focando no bem-estar da comunidade após os recentes eventos climáticos.

Os próximos encontros do Acolher, que ocorrem para toda comunidade, estão marcados para: 

– 24/6 – às 18h na sala do Cras;
– 25/6 – às 14h na Academia de Saúde;
– 21/6 e 28/6 – às 9h na sala do Cras ;

- publicidade -