Univates elabora lista de espécies para plantação em margens de rios e arroios

Iniciativa busca proteger e restaurar os ecossistemas locais.

662
Crédito: Divulgação / AI Univates

Pesquisadores da Universidade do Vale do Taquari (Univates) desenvolveram uma lista de espécies vegetais recomendadas para plantio nas margens de rios e arroios do Vale do Taquari, além de outras áreas. A iniciativa tomou forma após as severas inundações de maio de 2024, agravadas pela ocupação e o uso indevido das margens ao longo dos anos.

A tabela é detalhada e apresenta algumas informações para cada espécie, além da maneira e localidade correta de plantio que cada espécie pode se introduzir. Para acessar a lista completa e conferir as espécies recomendadas, clique aqui.

O estudo é resultado de uma década de pesquisas, começadas em 2014 e conduzidas pelo grupo do Laboratório de Botânica da Univates, sob a coordenação da professora doutora Elisete Maria de Freitas. Os pesquisadores dedicam-se a entender a dinâmica da interação entre as plantas e os cursos de água da região do Vale do Taquari e encontrar soluções para a restauração ecológica das margens.

A vegetação desempenha um papel importantíssimo no processo de alívio dos efeitos das inundações, reduzindo a velocidade da água, prevenindo erosões e danos maiores às áreas próximas aos cursos d’água. A plantação de espécies nativas nas margens é uma das mais eficazes estratégias para a conservação e proteção dessas áreas.

Atualmente o grupo trabalha em duas pesquisas principais: o estudo de metodologias de restauração da cobertura vegetal das margens dos rios e arroios da bacia hidrográfica do Rio Taquari e reestruturação ecológica, diversidade e potencialidades para a exploração sustentável. 

- publicidade -