Univates e Faculdade Teutônia firmam parceria para uso de laboratórios

Instituição teutoniense aguarda a autorização do MEC para ofertar os cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária.

1910
Mauro Nüske e Evania Schneider assinaram o documento. Crédito: Divulgação/AI Univates

A Fundação Univates, por meio da Universidade do Vale do Taquari – Univates, e a Fundação Agrícola Teutônia (FAT), por meio da Faculdade Teutônia, assinaram termo de parceria para locação de espaços da Universidade, especialmente laboratórios que poderão ser utilizados em atividades dos cursos que serão ofertados pela instituição teutoniense. O ato solene aconteceu na tarde de quarta-feira (19/6). A notícia já havia sido antecipada pela Folha Popular em 15 de junho.

A Faculdade Teutônia já possui credenciamento no Ministério da Educação (MEC) e aguarda autorização para oferta de cursos de graduação nas áreas de Agronomia e Medicina Veterinária. A parceria com a Univates prevê o uso de espaços como os laboratórios de Habilidades, de Microbiologia, Química Analítica e de Biologia Molecular.

A reitora da Univates, Evania Schneider, destacou que a assinatura formaliza uma parceria de longa data e que é muito importante para ambas as instituições. “Estamos vivendo um momento em que é preciso somar e aproveitar a proximidade física entre as instituições, respeitando os espaços e a expertise de cada uma e colaborando naquilo que é possível. Isso vai contribuir para o desenvolvimento das nossas cidades e do nosso Vale do Taquari. Uma parceria que possibilita pensar, juntos, em ações que terão resultados muito positivos para toda a comunidade”, afirmou.

Segundo Mauro Alberto Nüske, diretor do Colégio Teutônia, o propósito da Fundação Agrícola Teutônia é unir forças. “Este momento referenda ações exitosas que já aconteceram. A ideia é aproximar as instituições para, juntas, construírem aquilo que a região precisa. A Univates tem um papel social muito importante e fico muito feliz em formalizar essa parceria”, disse.

Também participaram do ato o diretor administrativo da Fundação Univates, professor Júnior Roberto Willig; a gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates, Cíntia Agostini; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação na Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne; o professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, Ivan Bustamante Filho; e a professora Cristiana Baruel Terra, coordenadora do Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia.

Cíntia reforçou que a parceria é fundamental para que se avance em áreas estratégicas e essenciais para a comunidade regional. “Estamos olhando para as necessidades que o Vale do Taquari tem. Nada mais justo do que duas instituições comunitárias se unirem e realizarem este movimento para formar profissionais cada vez mais qualificados para atenderem as necessidades da nossa região”, referiu.

- publicidade -