RS contabiliza perdas causadas pelas cheias na Apicultura

76% das plantas para o consumo humano no País são polinizadas por abelhas

672
Crédito: Arquivo FP

Após as cheias que atingiram o Rio Grande do Sul, o estado contabilizou a perda de pelo menos 17 mil colmeias. Em média, cada colmeia tem de 50 mil a 80 mil abelhas A quantidade leva em conta apenas as mortes da espécie Apis mellifera e de abelhas-sem-ferrão.

Segundo levantamento, feito pela Federação Agrícola e de Meliponicultura do Rio Grande do Sul, em parceria com Observatório das Abelhas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura e Pecuária, registrou perda de colmeias em 66 municípios gaúchos.

Os dados não consideram as colmeias que foram parcialmente atingidas pela água, nem aquelas que estão em risco por conta da falta de alimentos. No total, conforme a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, o RS tem 486 mil colmeias.

Conforme o Relatório Temático Sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e da Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador, 76% das plantas para o consumo humano no País são polinizadas por abelhas. Além de aumentar a produtividade dos cultivos, a polinização feita pelas abelhas produz frutos e sementes de melhor aparência e qualidade dando mais valor de mercado aos produtos.

- publicidade -