Emater/RS-Ascar amplia atendimento a produtores do Vale do Taquari atingidos pelas enchentes

Nas próximas semanas outras equipes de trabalho vindas das regiões de Porto Alegre, Frederico Westphalen e Ijuí se somarão aos extensionistas do Vale do Taquari,

601
Crédito: Divulgação/Emater - Tiago Bald

A Emater/RS-Ascar está deslocando grupos de engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e extensionistas sociais para municípios da região, com vistas a prestar apoio especialmente em atividades internas que, em muitos casos, ficam represadas pela ausência de profissionais.

O primeiro grupo de empregados, vindos da região de Passo Fundo, chegou à Lajeado nesta segunda-feira (24/6). Após serem recebidos pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste e pelo supervisor Álvaro Mallmann, os extensionistas Edelvan Pozza, de Ibiraiaras, Josmar Veloso, de Lagoa Vermelha, Rafael Mignoni, de Caseiros, e Roniel Motta, de Moliterno, foram encaminhados à Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo e Putinga, onde permanecerão durante toda a semana, atuando em apoio às equipes locais.

A previsão, de acordo com Laste, é que, nas próximas semanas, outras equipes de trabalho vindas das regiões de Porto Alegre, Frederico Westphalen e Ijuí se somem aos extensionistas do Vale do Taquari, para o suporte em outros municípios afetados pelas cheias. “Há um grande volume de serviço represado, especialmente em relação a projetos de Crédito Rural, em análises de solo pendentes ou mesmo a cadastro da agricultura familiar que exige maior dedicação dos profissionais, o que dificulta, em muitos casos, as idas a campo”, saliente o gerente regional.

O caso de Cruzeiro do Sul, por exemplo, é um dos mais críticos já que, além de ter sido um dos mais atingidos na área rural pelas águas, também costuma ter, naturalmente, grande demanda em projetos de crédito.

“A presença de dois profissionais conosco nesta semana possibilitará estar mais próximo dos produtores no campo, atendendo suas necessidades diretamente na propriedade”, observa o extensionista da Emater/RS-Ascar Maurício Antoniolli. “Esse é uma ação de amparo, em um momento de forte sobrecarga de trabalho”, avalia Laste. “A ideia é dar andamento às ações, buscando atender com mais qualidade o nosso público”, finaliza o gerente regional.

- publicidade -