Inscrições abertas para vivenciar o cooperativismo e o associativismo

649
Segunda edição do evento exclusivo do Grupo Popular ocorre em 16 de julho / Crédito: Carla Beckmann - Arquivo FP

A 2ª edição do Fórum Coopop ocorrerá em 16 de julho, na CIC Teutônia, a partir das 13h. O encontro busca divulgar e expandir o cooperativismo e o associativismo na região, bem como apresentar projetos de sucesso para estimular novas ações no setor. O evento é realizado com exclusividade pelo Grupo Popular de Comunicação, através da iniciativa Coopop – Cooperativismo e Associativismo Pop: para todos.

Com o tema “O associativismo e o cooperativismo serão as forças para levantar o Vale do Taquari”, neste ano será debatido o papel das instituições frente às enchentes que atingiram o estado em maio deste ano.

O evento terá palestras interativas com Gilberto Piccinini, presidente da Dália Alimentos e conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e com Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da Fruki Bebidas e coordenadora do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari. Eles falarão sobre como a Cooperativa Dália encarou a crise da proteína animal e enfrentou duas enchentes; e os benefícios de estar associado a um Arranjo Produtivo Local em tempos de crise.

Além disso, será realizado grande debate e trabalho de grupo, que embasará a construção da Carta de Teutônia, principal resultado do Fórum Coopop. A atividade será coordenada pela professora e integrante do Grupo de Cooperativismo da Univates, Fernanda Wiebusch Sindelar. As entidades a receber o documento serão definidas pela comissão do evento.

O ingresso está disponível exclusivamente pelo aplicativo ou site do Corujas – corujasapp.com. Deve-se pesquisar pelo 2º Fórum Coopop. O investimento é de R$ 20 para o público geral e de R$ 10 para estudantes. As inscrições são limitadas.

Pensar desde jovem

A Sicredi Ouro Branco RS/MG é uma das patrocinadoras do evento. De acordo com a assessora de Desenvolvimento de Cooperativismo em Teutônia, Raquel Schwingel, o evento irá proporcionar novas ideias e soluções para o momento vivenciado. “Os casos apresentados, com certeza, permitirão pensar fora da caixa, com alternativas para promover, através da cooperação, o desenvolvimento em nossa região, integrando pessoas, conhecimentos, negócios e serviços”, ressalta.

Pensando em incentivar o pensamento associativista entre os jovens – presente e futuro da comunidade -, a instituição financeira convidará alunos e orientadores das cooperativas escolares para participar do evento. As organizações criadas pelo Sicredi realizam um trabalho relevante na comunidade, inserindo os jovens no mundo cooperativo de maneira leve e acessível.

Segundo Raquel, a iniciativa visa ampliar a visão dos alunos sobre o trabalho das cooperativas. “Os jovens irão vivenciar experiências e ampliar o senso de responsabilidade e participação, de forma que possam conhecer as boas práticas realizadas por empresas e cooperativas locais, que se destacam diante de desafios superados através da formação de redes de cooperação”, diz.

A estudante Érika de Castro vivenciou esta experiência na primeira edição do Fórum. Na ocasião, a aluna apresentou o trabalho das cooperativas escolares e sua importância. “Foi um momento muito importante, no qual eu pude aprender diferentes formas de colocar a cooperação em prática, além da cooperativa escolar. Também foi uma experiência muito especial poder trazer um pouco da realidade do cooperativismo escolar para as pessoas”, destaca.

GARANTA SUA VAGA: https://corujas.page.link/YyTZ

- publicidade -