Estrela retoma atividades do programa “Nota Fiscal na Escola” 

Projeto retoma as iniciativas que buscam proporcionar educação fiscal à comunidade escolar

503
Crédito: Divulgação

Idealizado pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef), o programa estrelense “Educação Fiscal – Criando Consciência” atua em diversas frentes e projetos, buscando não apenas a maior arrecadação fiscal, combate à sonegação de impostos, mas também para uma maior conscientização e entendimento destes temas.

Passado o momento mais turbulento dos eventos climáticos, o projeto retoma gradativamente as iniciativas que buscam proporcionar educação fiscal à comunidade escolar nas mais diversas escalas, dos alunos mais jovens aos professores, também funcionários, pais e admiradores das instituições de ensino.

Junto das iniciativas está a continuidade das visitas às escolas, onde este processo é detalhado através de palestras e conversas diretas com os alunos. Outra proposta presente é a realização de concursos que buscam incentivar o interesse das crianças e jovens para com temas didáticos voltados à renda, tributos e outros.

Com o apoio das secretarias municipais da Fazenda (Sefaz) e da Educação (Smed), os concursos culturais e artísticos denominados “Mascote Educação Fiscal” e “Melhor Redação Educação Fiscal” foram colocados em prática. Os mesmos têm por objetivo estimular, de forma criativa, os alunos da Rede Municipal de Estrela e assim fomentar o entendimento sobre os temas e a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania.

Dentro da proposta do concurso do mascote está a elaboração de um desenho livre que abranja o tema Educação Fiscal, podendo ser qualquer figura lúdica que remetesse ao termo “mascote”. Além da elaboração de um texto livre, em formato de redação, sobre o mesmo tema. Devido às cheias do Rio Taquari, o cumprimento do cronograma não foi atendido. Assim, foi prorrogado até a sexta-feira (28/6) a entrega do material para julgamento da comissão organizadora.

Hoje, mais de 16,4 mil CPFs cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha (NFG) tem alguma escola de Estrela como beneficiária, sendo que o programa já opera em 13 escolas. As demais estão em fase de cadastramento. Mesmo com as enchentes, desde o início do ano letivo, mais de mil novos CPFs passaram a adotar uma das escolas como beneficiadas. Mais de 650 deles como resultado direto das visitas do “Nota Fiscal Gaúcha nas Escolas” às instituições de ensino, atingindo 240% de crescimento.

- publicidade -