Aslivata e clubes definem datas para reuniões e início do Regional 2024

1581
Clubes debateram os primeiros temas preparatórios para o campeonato de 2024 // Crédito: Lucas Leandro Brune

A Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) reuniu os clubes interessados em participar do Campeonato Regional Certel Sicredi 2024, em sua sede em Lajeado. As equipes conheceram as transformações do estatuto e debateram itens do regulamento. As principais deliberações foram as datas de início e das reuniões técnicas para as competições deste ano.

O presidente Vianei Hammes ressalvou que as definições serão nas reuniões técnicas específicas de cada uma das categorias. “As definições de regras são com os clubes confirmados em cada categoria a exemplo de 2023”, sustenta. Saiba algumas proposições iniciais feitas pela Aslivata em seu site.

Na Série A, a Aslivata sugeriu iniciar dia 18 de agosto e a reunião técnica definitiva ficou marcada para o dia 20 de julho, às 10h. Clube confirmado é com 50% da inscrição paga até o início da reunião. Também propôs liberar jogadores até 20 anos e que assinaram súmula profissional até 30 de junho. E para atletas profissionais acima dos 20 anos, somente 1 jogador que assinou súmula profissional até 30 de junho.

Este foi um dos temas com debate mais intenso: liberação de atletas que jogaram profissional no primeiro semestre. Surgiu a sugestão de reduzir de 25 para 21 atletas nos Titulares, pois há possibilidade de utilizar atletas de sub-23 anos inscritos nos Aspirantes. Nesta categoria houve sugestão de valorizar atletas da casa e reduzir faixas etárias.

Na Série B, o início deve ficar pelo dia 25 de agosto, com reunião técnica dia 27 de julho, às 10h. O presidente enfatizou uma das principais mudanças para atletas vinculados ao município e que o único documento válido será o título de eleitor. O presidente também garante evoluções constantes e para 2025 projeta a entrada de categorias Sub-18 anos. “O projeto é fazer no primeiro semestre competições de categorias de base”, explana.

Nas categorias Feminino, Veterano e Master, a projeção é começar a competição em setembro, com reunião técnica dia 3 de agosto, a partir das 10h. Mas, as equipes participantes devem estar confirmadas até a data do lançamento do Regional.

O presidente Vianei Hammes desabafou pelo fato de competições paralelas serem fomentadas por empresas e não por uma liga. “Estamos aqui voluntariamente para organizar. Penso que pensem bem antes de jogar competições e participar de aventuras. E nós estamos com projeto, se aprovado for, poderemos ajudar com o custeio de arbitragem”, acrescentou. “Estamos felizes pelas colocações e dentro da democracia vamos chegar ao consenso do campeonato”, finalizou.

O tesoureiro Moacir Mantovani também desabafou e considerou a trairagem. “Não cobro nada porque gosto do futebol amador. Me afastei um tempo porque foi desgastante. Quando faz muito correto, a cobrança é muito maior. A honestidade é o principal. Me deixou chateado”, citou.

Amador não pode parar

“Tínhamos uma previsão audaciosa e otimista em abril quando lançamos, mas a catástrofe afetou a todos e demos um passo para trás. Conversamos muito para definir a continuidade”, disse o presidente Vianei Hammes. Em abril já estava tudo afinado com os patrocinadores Certel e Sicredi, com lançamento no Sicredi Integração em Lajeado e o encerramento, por indicação da Certel.

“O futebol não pode parar e vemos que as pessoas têm ido às praças esportivas acompanhar as competições, porque é um momento de descontração para todos. Permanecemos com as competições lançadas e vamos ouvir os clubes especialmente para definir datas de início e alguns detalhes”, complementa o presidente.

Clubes presentes

As agremiações abaixo estavam presentes à primeira reunião, a maioria com intenção de jogar a Séria A. Os clubes presentes foram:
1. Esperança (Teutônia)
2. Serrano (Encantado)
3. Tiradentes (Nova Bréscia)
4. Riograndense (Imigrante)
5. Rui Barbosa (Arroio do Meio)
6. 7 de Setembro (Capitão)
7. Juventude (Taquari)
8. Taquariense (Taquari)
9. Nova Berlim (Canudos do Vale)
10. Juventude (Westfália)
11. Juventude (Guaporé)
12. Estudiantes (Lajeado)

13. Poço das Antas
14. 11 Amigos (Poço das Antas)

15. Fazenda Vilanova (Master)
16. Cruzeiro (Veterano)
17. São Luiz (Veterano)
18. Penharol (Veterano)
19. Assespe (Veterano)
20. União Guaporé (Veterano)

O Canabarrense (Teutônia) não esteve presente por motivo de outros compromissos, mas a tendência é jogar a Série A. Os clubes terão prazos para confirmar a participação.

Presidente Vianei Hammes (c) detalhou pontos aos clubes // Crédito: Lucas Leandro Brune
- publicidade -