Prefeitura de Lajeado participa de Oficina do Plano de Ações da Bacia Taquari-Antas

O fórum debateu ações e metodologias necessárias para a conservação das águas da bacia

551
Crédito: Divulgação / AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, representada pelo prefeito, Marcelo Caumo, participou, nesta sexta-feira (28/6), da 1ª Oficina do Plano de Ações da Bacia Taquari-Antas. O evento faz parte do 1º Fórum Técnico-Científico da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, organizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e promovido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

O fórum, que debate a gestão dos recursos hídricos da bacia, já abordou as fases de diagnóstico e prognóstico. Esta é a terceira etapa do Fórum, que debateu ações e metodologias necessárias para a conservação das águas da bacia, procurando meios de mitigar os efeitos climáticos extremos, como o que aconteceu no início do mês de maio.

O prefeito Marcelo Caumo ressalta a urgência em estudar a bacia e planejar formas de amenizar os efeitos e estragos causados na parte baixa do Vale do Taquari.

“Compreender o comportamento dos rios que formam a bacia é essencial para aprimorarmos nossos sistemas de alerta e prevenção da comunidade atingida no nosso município.”, avalia Caumo.

Bacia Taquari-Antas

A Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, localizada na Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba, possui área de 26.430 km² e população estimada de 1.383.442 habitantes (2020), sendo 1.081.261 em áreas urbanas e 302.181 em rurais.
Confira mais informações da bacia clicando aqui.

- publicidade -