Grupo e Rádio Popular celebram 35 anos

1294
História é marcada pela relação próxima com a comunidade / Crédito: Camille Lenz da Silva

Nesta segunda-feira, dia 1º de julho, o Grupo Popular e a Rádio Popular FM 96,9 completam 35 anos de história. São 35 anos prestando informação séria de credibilidade e qualidade, embalando as ondas da região com o melhor do jornalismo, da música popular e do esporte amador. Mas, principalmente, sendo referência regional na comunicação com e para a comunidade. Foram inúmeros eventos e ações registrados nestas três décadas e meia, contribuindo para o crescimento e a transformação social da região, sempre ao lado das pessoas.

A história do Grupo Popular de Comunicação iniciou em maio de 1985, quando da publicação da primeira edição da Folha de Teutônia, jornal com circulação mensal no recém-emancipado município de Teutônia. Naquela época, os fundadores Valdir Schardong (em memória) e Deoli Gräff davam o primeiro passo para formar o que hoje se tornou um grupo reconhecido pela construção de relacionamentos.

Em 1988 foi dado início às tratativas para implantar a Rádio Popular. O projeto surgiu da necessidade de mais um veículo de comunicação em Teutônia. Até então, a Folha de Teutônia era o único existente do município, recém-emancipado. Como a cidade já tinha um jornal, lideranças foram atrás de um canal de rádio. No fim daquele ano, o município foi contemplado com dois canais de rádio. Um deles foi concedido a Sílvio Brune. O mesmo procurou Schardong e propôs a união entre jornal e rádio.

Foi então que as duas histórias se entrelaçaram. Após extensas tratativas, a Rádio Popular entrou definitivamente no ar em 1° de julho de 1989.

A união entre os dois veículos de comunicação foi pautada, desde o início, pelo princípio de dar voz à comunidade. Após 35 anos e uma trajetória de sucesso, prova-se que, cada vez mais, o Grupo Popular de Comunicação mantém e reforça esse princípio em todas as ações realizadas, seja no valor ao esporte amador, nas entrevistas, nas reportagens, na paixão por informar e nos vínculos criados com o ouvinte e o leitor.

O Grupo Popular viu e viveu o surgimento e a consolidação de grandes eras – do esporte, do rádio, da televisão e, por fim, da internet. Os colaboradores passaram suas mãos em discos de vinil, fitas cassetes, CDs, pendrives, câmeras analógicas, prensas, mimiógrafos, microfones… Nunca parando no tempo.

Hoje, agilidade do mundo digital traz novos desafios e tecnologias no comunicar e informar. O grupo está atento a todas elas, mas sem deixar de lado o principal: as conexões. Por isso, investe em notícias, fóruns, shows comunitários e podcasts que contam as histórias de empresas e pessoas que fazem parte da construção de Teutônia e da região. Somos movidos por histórias, pela sede de informar e pelo empenho em, cada vez mais, produzir informação de qualidade e credibilidade, tudo com respeito e seriedade.

Cada um de nós – fundadores, diretores, jornalistas, locutores, recepcionistas, entregadores e colaboradores – temos a memória de bons momentos vividos no Grupo Popular, e motivação para ir em busca daquilo que a comunidade merece: o melhor.

- publicidade -