A ideia de reconstrução de pontes levadas pelas cheias surgiu após reunião no Palácio Piratini, na qual o relato do presidente da Cic Vale o Taquari, Angelo Fontana, sensibilizou os participantes em relação aos estragos no interior do Vale do Taquari. No plano, está a construção de dez pontes. Cada ponte terá 12 metros e custará RS 180 mil cada. Os recursos são provenientes de doações de entidades e de empresas parceiras.
Elas serão instaladas em Arroio do Meio, Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Encantado, Forquetinha, Ilópolis, Pouso Novo, Putinga, Relvado e Travesseiro. Os prefeitos precisam apresentar os projetos até 25 de julho, pois os doadores querem agilidade.
O restante deve ser obtido com o projeto Reconstrói RS, iniciativa do Instituto Ling, com Federação de Entidades Empresariais (Federasul) e Instituto Cultural Floresta.
Agora, serão providenciados os documentos básicos: projeto de engenharia, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do engenheiro e cronograma físico-financeiro. Guaporé.