Grupo voluntário Humus Brasil realiza em Lajeado treinamento do programa Agente Capaz

Desde a enchente de maio, o grupo já realizou treinamentos em Porto Alegre, Canoas, Muçum, Encantado e Roca Sales. O curso é oferecido em Lajeado, mas podem participar moradores de outros municípios.

482
Crédito: Divulgação/AI Lajeado

Voluntários do grupo Humus Brasil, ONG que atua em áreas de risco de desastres naturais, realizam treinamentos de formação de Agente Capaz nesta quarta-feira e quinta-feira, em Lajeado. O curso tem como objetivo capacitar pessoas da comunidade para saber como atuar diante de um cenário de desastre natural. O treinamento tem oito horas de duração, ocorre na Associação Missionária Evangélica (Igreja AME) e terá novas datas entre agosto e dezembro. As datas serão divulgadas no Instagram da ONG (@humus_br).

No treinamento, são repassadas técnicas de salvamento em casos de deslizamento, soterramento, alagamento, de retirada de pessoas embaixo de escombros e saídas de veículos em áreas alagadas, ações de segurança e autoproteção, além de práticas de suporte básico de vida com reanimação (massagem cardíaca).

Desde a enchente de maio, o grupo já realizou treinamentos em Porto Alegre, Canoas, Muçum, Encantado e Roca Sales. O curso é oferecido em Lajeado, mas podem participar moradores de outros municípios.

Agente Capaz

O treinamento de Agente Capaz, conforme o instrutor, Sargento Jonas Cardoso Neto, capacita pessoas da comunidade a atuar em áreas de risco que podem ser impactadas por um evento natural extremo.

Conforme o sargento, o treinamento é uma forma de as pessoas aprenderem regras de segurança e salvamento para ajudar a mitigar efeitos de catástrofes que oferecem risco à vida.

Grupo Humus

O grupo é organização de ajuda humanitária sem fins lucrativos que atua com foco em desastres em áreas de risco iminente ou afetadas por um evento natural extremo para auxiliar a reduzir impactos e salvar vidas.

O grupo é formado por bombeiros reformados de Minas Gerais, que atuam em municípios, estados e países que solicitam o apoio.

Em maio, o grupo foi acionado por uma integrante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas. Desde então, os integrantes do grupo atuaram em situações de busca, salvamento e resgate de pessoas com foco na região.

Interessados em participar dos treinamentos que serão oferecidos nos próximos meses podem acompanhar o Instagram da ONG (@humus_br)  e se inscrever pela rede social.  

- publicidade -