Secretária de Inovação apresenta iniciativas em prol da reconstrução do RS em RA da Acil e CIC-VT

Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Simone Stülp, foi a palestrante do evento promovido na quinta-feira (18) pela Acil e CIC-VT. Em sua fala, ela destacou o trabalho da secretaria para incentivar os processos de inovação em todas as regiões do RS.

398
Crédito: Divulgação / AI Acil Lajeado

Iniciativas coordenadas pela secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict-RS) que auxiliam na reconstrução do estado foram pauta da reunião-almoço (RA) promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Câmara de Indústria, Comércio e SErviços do Vale do Taquari (CIC-VT) na quinta-feira (18/7).

O evento teve como palestrante a secretária, Simone Stülp, e contou com a participação de 100 lideranças que acompanharam as ações realizadas pelo governo para incentivar a reconstrução e transformação do RS.

Simone iniciou sua exposição falando que o estado foi conhecido como o que mais exporta talentos e é o menos atrativo para a captação de profissionais. Para driblar esse cenário, a SICT-RS realizou um planejamento 2023-26 para incentivar os processos de inovação e manter o estado atrativo para os profissionais.

“Nós somos o melhor estado brasileiro em ambientes para estimular a inovação. Temos ótimas universidades e parques de pesquisa, precisamos explorar mais a forma de como esse conhecimento é passado para a sociedade”, destacou.

Incentivo à Inovação

A secretária apresentou programas, projetos e ações para fomentar os processos de inovação dentro do Estado, acreditando que ao desenvolver todas as regiões, o RS terá mais oportunidades. 

Um dos programas que desenvolvem a inovação em todas as regiões do estado é o Inova-RS. Segundo a secretária, o principal objetivo do programa é incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação. “Além disso, sediamos o South Summit Brazil, um evento que reúne uma programação que estimula os processos do estado e ainda promovemos ambientes de inovação em diversos eventos”, colocou.

De acordo com Simone, no ano de 2022 o RS rompeu a barreira das mil startups em atividade e se consolidou como o terceiro maior ecossistema de inovação do país.

Catálogo de Soluções

Simone foi escolhida pelo governador, Eduardo Leite, para coordenar o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande. Atuando neste comitê, ela apresentou o catálogo de soluções para o enfrentamento de desastres climáticos.

“O catálogo de Soluções começou a ser pensado em setembro do ano passado, quando as chuvas assolaram o Vale do Taquari e, neste ano, foi o momento de colocarmos ele em prática. Chamamos todo o ecossistema gaúcho, brasileiro e até internacional para se apresentar. Precisamos olhar para os municípios e seus problemas, pois cada região foi afetada de uma maneira, e o catálogo vai auxiliar nesse processo de reconstrução”, comentou.

De acordo com a secretária, por meio dos gestores de inovação do programa Startup Lab, será desenvolvido um trabalho junto às prefeituras das oito regiões do Inova-RS para captar as principais demandas e desafios locais. Após esse passo, os desafios serão agrupados em categorias para posteriormente ser realizada uma curadoria para conectar desafios das prefeituras às soluções que estão catalogadas. “Até o momento, já temos mais de 270 soluções cadastradas nas áreas de alimentação, acolhimento, apoio social; áreas de risco, infraestrutura, logística, planejamento climático, entre outros”, citou.

- publicidade -