Na terça-feira (23/7) uma equipe do Hospital Ouro (HOB) realizou uma visita técnica ao Hospital Tacchini, no município de Bento Gonçalves, para conhecer a estrutura do Núcleo Materno Infantil, que apresenta resultados e indicadores acima da média no país.
A comitiva do hospital foi composta pelo diretor executivo, José Paulinho Brand, o coordenador da obstetrícia, Dr. Daniel Jantsch, a gerente assistencial, Taila Anschau e a coordenadora da unidade de internação do HOB, Jéssica Wegner.
Entre os dados apresentados pela equipe do Hospital Tacchini, está o índice dos 1.750 nascimentos por ano, considerando SUS, Convênios e Particular, sendo desse total, 70% de partos normais e o restante realizados por cesáreas.
Conforme a Dra. Simone Caldeira Silva, coordenadora médica do processo maternoinfantil, esse desempenho é fruto de uma longa caminhada de ações de melhoria contínua nas pessoas, processos e estruturas, destacando-se- a integração com a integração primária, um efetivo acompanhamento pré-natal, cadastro e treinamento de doulas da região, enfermeiras obstétricas, plantão presencial de pediatras, obstetras e médicos neonatologistas e, principalmente, a estrutura do núcleo, tendo como retaguarda o Centro Obstétrico, UTI Adulta, Pediátrica e Neonatal.
Também é destaque a sobrevida de 97% dos bebês que precisam de internação na UTI Neonatal do hospital, para partos realizados entre as semanas 27 e 32 de gestação, a sobrevida aumenta para 100%.
Apenas 4% dos nascidos prematuros apresentam enterocolite necrosante, uma inflamação que acomete o trato gastrointestinal das crianças. Este número é atribuído pela implementação do Banco de Leite Ama Tacchini, que alimenta os bebês prematuros internados na UTI Neonatal a partir de doações de mães da região.