Intenção de consumo volta a cair em julho de 2024

A Fecomércio-RS divulgou a edição de julho de 2024 da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas e identificou um cenário desfavorável ao consumo.

396
Crédito: Pexels

A Fecomércio-RS divulgou a edição de julho de 2024 da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS), da CNC. O ICF-RS identificou um cenário desfavorável ao consumo, mesmo com os dados do varejo demonstrando um ritmo de expansão superior à média nacional. Nesta edição, o índice atingiu 57,6 pontos e registrou quedas de 3,5% na margem e de 23,1% na comparação interanual. 

Os indicadores de Emprego Atual e Renda Atual, mesmo abaixo dos 100 pontos, registram os níveis mais altos dentre os subindicadores acompanhados na pesquisa. Porém, ambos apresentaram aceleração das quedas na comparação com a edição anterior. O Emprego Atual (84,3 pontos) recuou 6,2% nesta edição e a Renda Atual (85,2 pontos) reduziu 2% na comparação com a apuração de junho de 2024.

Os indicadores de consumo, tiveram perdas mais intensas na edição anterior e agora seguiram registrando baixas, porém em menor magnitude. O nível de Consumo Atual atingiu os 47,3 pontos e teve variação de -3,6% na margem e de -38,2% em comparação dentro dos 12 meses. O Acesso ao crédito recuou 0,7% na margem (74 pontos) e -30,1% na comparação interanual. Já o momento para duráveis segue sendo abaixo e atingiu o menor nível da série histórica nesta edição (21,1 pontos). 

As perspectivas profissionais (19,4 pontos) e de consumo (71,8 pontos) também apresentaram recuos, menores que na comparação com o mês anterior. A primeira teve variação de -9,1% na margem e a segunda de 7,3%. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o nível é 54,8% inferior no primeiro e 7,3% abaixo no segundo. 

Veja os dados completos clicando aqui.

- publicidade -