Na noite desta segunda-feira, dia 5 de agosto, o município de Teutônia vivenciou as apresentações artísticas locais do Ein Deutscher Abend (Uma Noite Alemã). Em evento conduzido pela Orquestra Henrique Uebel, no palco do Ginásio Martin Luther.
A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Kunzler Dickel, afirma que foi a realização de um sonho. Pela primeira vez os grupos folclóricos teutonienses realizaram suas apresentações com música ao vivo. “Este momento ficará marcado como a ocasião em que conseguimos reunir a comunidade para fortalecermos a identidade cultural do município, evidenciando tradições trazidas pelos imigrantes há 200 anos”, destaca.
Cerca de 140 dançarinos, integrantes das oficinas do Projeto Teutônia Cultural e da Associação Artística Cultural Teutônia (AACT), estiveram envolvidos na apresentação, inclusive estreando novos trajes.
Conexão Teutônia – Alemanha
Além de dar palco aos teutonienses, o momento possibilitou a troca de experiências entre artistas locais e alemães. O Tanz Und Folkoreensemble Ihna, ou Conjunto de Dança e Folclore Ihna, da cidade de Erlangen, na Alemanha, apresentou à comunidade diversas danças das regiões da Pomerânia e da Francônia. Foram mais de 60 minutos de música, dança e muita energia.
“Proporcionar esse momento às nossas crianças é também uma maneira de incentivá-los a continuarem nas oficinas, mantendo as tradições. E, assim como recepcionamos os alemães aqui, em breve poderemos organizar um intercâmbio com os grupos de Teutônia, para que levem à Alemanha um pouco do que desenvolvemos aqui”, aponta Glaci.