Documentário turco destaca o Cristo Protetor de Encantado em sua jornada mundial

Profissionais da indústria do cinematográfica desvendam o mundo das estátuas gigantes em "In the Shadow of Giants"

732
Crédito: Divulgação

A jornada cinematográfica que explora o legado das maiores estátuas do mundo está prestes a ganhar um novo capítulo. Os profissionais de cinema, Burak Akyol, de 37 anos e Eren Cakir, 22, documentaristas da Turquia por trás do projeto “In the Shadow of Giants”, estarão dentro de alguns dias, em terras brasileiras, para registrar um dos ícones mais imponentes da fé cristã: o Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul.

Desde o início da pandemia de coronavírus em 2020, Burak e Eren têm se dedicado a capturar imagens e histórias sobre as estátuas mais grandiosas do planeta. Sua travessia global, que começou antes do surgimento da crise sanitária mundial, passou por países como Tailândia, Rússia, Ucrânia, Mongólia, Filipinas e Japão. Durante a pandemia do coronavírus, a equipe precisou interromper as gravações e viagens. O projeto não só destaca essas incríveis obras de arte (religiosas), mas também explora o impacto cultural e histórico que elas têm em suas respectivas regiões.

A chegada da dupla de documentaristas no município de Encantado, está marcada para os dias 13 a 19 de agosto de 2024. Durante estes dias, Burak e Eren, irão se concentrar na captura de imagens do Cristo Protetor, uma estátua de 37,5 metros de altura e 1.712 toneladas, que tem atraído visitantes de todas as regiões do Brasil e do mundo com sua gigantesca presença, além de seu significado profundo para a comunidade local. A equipe também realizará entrevistas com figuras-chave envolvidas na idealização, construção e promoção do Cristo Protetor, ampliando a compreensão sobre o papel da estátua na vida cultural e espiritual da região do Vale.

Além da visita a Encantado, o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, também faz parte do itinerário dos documentaristas. Reconhecido símbolo do Brasil, o Cristo Redentor oferece um contraste fascinante com outras estátuas gigantes que Burak e Eren encontraram em sua jornada, como por exemplo, a gigantesca estátua de Buda, localizada no templo Wat Muang, na província de Ang Thong, na Tailândia. Essa estátua tem 92 metros de altura e 63 metros de largura. Sua construção teve início em 1990 e foi concluída em 2008.

Após a imersão na cultura e nos cenários brasileiros (Rio, São Paulo e Encantado), a dupla seguirá sua viagem com gravações na China, Índia, Polônia, Myanmar, Senegal e Taiwan. Cada país representa um capítulo único na narrativa visual e cultural que “In the Shadow of Giants” promete entregar.

O documentário, previsto para ser concluído e divulgado em agosto de 2025, garante ser uma exploração das grandiosas obras que dominam o horizonte global. Burak e Eren, conhecidos por suas habilidades em capturar a essência cultural de cada região, buscam mais do que simplesmente registrar imagens; eles se dedicam a entender o contexto histórico por trás dessas impressionantes construções.

‘’Estarei no Brasil pela primeira vez. O país é especialmente conhecido pela estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, mas com esse projeto, quero mostrar ao mundo que existe uma estátua de Jesus Cristo muito maior do que a do Rio’’, disse empolgado o franco-turco Burak Akyol.

A expectativa é que o documentário ofereça uma visão profunda e reveladora sobre o impacto dessas gigantescas estátuas, celebrando não apenas sua magnitude, mas também o espírito humano que elas representam.

- publicidade -