A Secretaria de Saúde de Teutônia está realizando mutirões de cirurgias eletivas e exames. Com o recebimento de novas emendas parlamentares, pacientes em fila de espera desde 2020 vêm sendo contemplados com ressonâncias magnéticas e tomografias, bem como com cirurgias de hérnia e vesícula e colonoscopias.
O mutirão mais recente envolve os exames de ressonância e tomografia, que vêm sendo realizados nos hospitais Bruno Born e Ouro Branco, somando R$ 350 mil. Conforme a secretária de Saúde, Fernanda Sanders, com os já realizados no hospital lajeadense foi possível zerar a fila de espera até abril de 2023. O novo mutirão na casa de saúde de Teutônia, por sua vez, permitirá chegar em quem encaminhou os pedidos até maio deste ano. “São 370 exames realizados somente no HOB, para os quais algumas pessoas ainda estão sendo chamadas. De junho até agora, há outros 70 pacientes aguardando”, comenta. As tomografias foram zeradas até julho.
Fernanda explica que o SUS oferece ao Município quatro ressonâncias e 21 tomografias ao mês. Além das cotas do Sistema Único de Saúde e dos mutirões, o Executivo autoriza 30 a 35 ressonâncias de urgência a cada mês.
“O que vem a mais vai entrando na lista de espera. Sempre analisamos as prioridades na Saúde, e muitas vezes o recurso é específico para algumas áreas. Mas sem estes mutirões, certamente a fila seria muito maior.”, aponta.
A leva de cirurgias e colonoscopias já está mais adiantada. A maioria dos pacientes já foi avisada, e somente no hospital de Teutônia está previsto o atendimento a cerca de 156 pessoas. O investimento total para estes procedimentos é de R$ 500 mil.