Na manhã da segunda-feira (19/8), o Fogo Simbólico da Pátria chegou ao município de Estrela, dando início às celebrações cívicas que culminarão no Dia da Independência, 7 de setembro. A chama foi recepcionada na entrada da cidade e conduzida em cortejo pelas ruas centrais até a Praça Menna Barreto, onde ocorreu a cerimônia que marcou o acendimento da pira em um pedestal, onde ficará até o fim das comemorações.
Durante a cerimônia, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Estrela, ao som do Hino Nacional, em ato conduzido pela Terceira Prenda Juvenil do CTG Raça Gaudéria, Manuela Pletch Barbosa; pelo patrão do CTG Estrela do Rio Grande, Vanderlei Carlson; e pelo Primeiro Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, Rodrigo Dossena Junior.
Neste ano, o tema nacional das comemorações é o centenário da União dos Escoteiros do Brasil. Mesmo não possuindo grupos de escoteiros, o município foi representado pelo grupo Desbravadores Estrela do Vale, com sede na cidade, que traz os valores do escotismo.
O evento contou com a presença de secretários municipais, membros do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, imprensa, além de alunos e professores de escolas locais, como a Emef Cônego Sereno Hugo Volkmer e o Colégio Santo Antônio; e também lideranças da Cacis, OAB, Defesa Civil, Rotary, Lions, Liga Femina de Combate ao Câncer, igrejas e da comunidade como um todo.