Lajeado recebe a 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2024

544
Crédito: Divulgação/AI Lajeado

Lajeado recebeu nesta segunda-feira (19/8) a centelha da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2024. A ação marca o início das comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria. O símbolo da Semana da Pátria foi conduzido pelas principais ruas do município, sendo recepcionado em cerimônia no quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado.

O fogo chegou ao município trazido por um grupo liderado pelo representante da Liga da Defesa Nacional (LDN), Coronel Ataíde Moraes Rodrigues. A centelha foi entregue ao secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, que acendeu a pira com o fogo simbólico durante a cerimônia.

“O fogo simbólico nos lembra a importância de cultivar o respeito às nossas tradições. Lajeado se enche de orgulho ao acolher esse símbolo. Receber o fogo simbólico promove um momento de reflexão sobre o papel de cada um na sociedade”, avalia Locatelli.

A corrida do Fogo Simbólico acontece tradicionalmente há 87 anos no Rio Grande do Sul. A Liga da Defesa Nacional define a cada ano um tema de cunho nacional e outro estadual a serem abordados nas comemorações cívicas. Como este ano se comemora o centenário da União dos Escoteiros do Brasil, a Liga da Defesa Nacional adotou como tema nacional da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria o centenário da União dos Escoteiros do Brasil.

Já como tema estadual, a Liga da Defesa Nacional definiu a 1ª Força de Paz Internacional Batalhão Suez IIIº/2ºTI, a mais longa missão do Exército Brasileiro em zona de guerra no século XX, ressaltando a importância da missão de paz dos boinas azuis que foi reconhecida com o Nobel da Paz em 1988.

“Essa jornada que fazemos tem uma representatividade muito grande, pois reforça o sentimento cívico e patriota do povo. Relembrando que nós precisamos estar sempre atentos para que a nossa independência não se perca pelo caminho. Que no coração dos brasileiros deve sempre existir uma centelha da eterna chama para manter o patriotismo”, disse o Coronel Ataíde Moraes Rodrigues durante a cerimônia.

- publicidade -