Doutorandas da Univates participam de evento no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em São Paulo 

O trabalho apresentado por Débora foi premiado como o segundo melhor pôster na categoria doutorado

402
Crédito: Divulgação / AI Univates

Entre os dias 15 e 26 de julho de 2024, a cidade de Campinas sediou a 7ª edição da Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS), um evento promovido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). 

O evento, que tem como objetivo principal a formação e o treinamento de novos usuários para utilizarem as técnicas de luz síncrotron, contou com a participação da Universidade do Vale do Taquari (Univates). 

A atividade reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas, como Física, Química, Biologia, Engenharias, Ciência de Materiais, Farmacologia, Ciências Ambientais e do Solo, Saúde, Energia e Biotecnologia. Durante duas semanas intensas, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a aulas expositivas, seminários e tutoriais práticos sobre o uso e a aplicação da luz síncrotron em diversas pesquisas.

A Univates foi representada pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), com a participação das estudantes de doutorado Débora Bublitz Anton e Ana Micaela Camini. O trabalho apresentado por Débora foi premiado como o segundo melhor pôster na categoria doutorado.

Débora apresentou a pesquisa “Reposicionamento de inibidores de proteínas quinases para a MPro de SARS-CoV-2 como estratégia para a identificação de potenciais moléculas antivirais e anti-inflamatórias”. As pesquisas apresentadas pelas doutorandas são desenvolvidas no Laboratório de Bioinformática e Bioquímica de Proteínas (LabPro: Laboratório de Pesquisa | Lajeado, RS (labbpro.com)), coordenado pelo professor Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers.

Por meio da participação em iniciativas desse tipo, estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e de outros PPGs da Univates levam a marca para o destaque no cenário científico nacional, reforçando a capacidade da Universidade de formar pesquisadores de alto nível. 

O evento também oportunizou que os participantes visitassem as instalações do CNPEM, incluindo os Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron, Nanotecnologia, Biociências e Biorrenováveis, ampliando o conhecimento e a troca de experiências entre os presentes.

- publicidade -