O Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer recebeu, na tarde desta quinta-feira (29/8), a tradicional cerimônia de premiação dos vencedores do 12º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. E teve de tudo: primeiro lugar inédito, bicampeão e conquista para quem persistiu até voltar com uma placa para casa.
O doce de leite da Estrelat conquistou o bicampeonato consecutivo na sua categoria e comprova a qualidade do produto fabricado em Estrela. Na categoria Suco de Uva Integral, o produto do Sítio Rosas do Vale, de Poço das Antas, ficou em terceiro lugar.
Nesta edição, o concurso recebeu 149 inscrições para nove categorias: doce de leite, queijo colonial, salame tipo italiano, linguiça de carne suína defumada, mel, vinho tinto de mesa seco, suco de uva, melado líquido e cachaça prata.
O julgamento começou na segunda-feira (26/8) com uma banca composta por cinco jurados para cada grupo. Eles avaliaram diferentes critérios, geralmente associados a aspectos sensoriais: visão, paladar, olfato e tato. Os três primeiros colocados de cada categoria participaram do Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, realizado na manhã de ontem, na Pista Central.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, reforçou que a premiação é um reconhecimento à qualidade da produção das famílias gaúchas. “Sou cliente fiel de muitas dessas agroindústrias. É uma honra e uma alegria participar da entrega. No próximo ano, este será um evento de gala”, prometeu.
O 12º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Emater/RS-Ascar, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do RS (Aprodecana), Embrapa Uva e Vinho, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS) e Via Campesina.
Bicampeão no doce de leite
Um dos produtos mais procurados no pavilhão é o doce de leite, que teve a Esrelat (banca 298) conquistando a categoria pela segunda vez consecutiva. Dono do empreendimento, Roberto de Oliveira informou que a conquista em 2023 alavancou as vendas da empresa em 20%. Desta vez, a vitória também é um símbolo para Estrela, cidade de Oliveira, bastante afetada pelos eventos meteorológicos de abril e maio.
“A sensação é de dever cumprido, de ter conseguido mostrar que estamos no caminho certo de apresentar um produto diferenciado para os clientes. Nosso município foi muito atingido, e podemos agora levar o nome de Estrela para todo o Brasil”, celebrou.
O visitante Vilson Lewe parou para provar o doce premiado e saiu com duas unidades grandes. Ele ainda não tinha visto a placa da premiação exposta no balcão. “Provei e gostei, muito bom mesmo. Fui à banca do melado e falaram que o produto também foi premiado. Dei sorte. Vou levar para os meus filhos”, contou.
A poucos passos dali, está, de fato, o campeão inédito da categoria melado. O empreendimento Agro Produtos Liane (banca 288) participou pela primeira vez da disputa e voltará para Vera Cruz ostentando a placa da conquista. Além do melado líquido, o negócio familiar comercializa o do tipo batido, a geleia colonial e produtos derivados do amendoim.
Queijo colonial tem campeão tradicional
Presente há 21 anos na Expointer, a Ferrari Alimentos (banca 22) voltou a levar a premiação dos queijos coloniais. O empreendimento de Carlos Barbosa havia vencido em cinco edições anteriores, além de somar dois vices. Para o proprietário da marca, Zair Ferrari, o segredo do produto está na maturação, na qualidade do leite e no carinho ao produzir, o que ele chama de “a mão da pessoa”.
Vencedores das nove categorias
Salame Tipo Italiano
1° Lugar – Ag Dalla Vecchia (Aratiba) – Bancas 133 e 134
2° Lugar – Embutidos Fioresi (Tupanciretã) – Banca 193
3° Lugar – Viz Embutidos (Presidente Lucena) – Banca 285
Linguiça De Carne Suína Defumada
1° Lugar – Embutidos Bisolo (Frederico Westphalen) – Banca 272
2° Lugar – Viz Embutidos (Presidente Lucena) – Banca 285
3° Lugar – Embutidos Hermes (Arroio do Tigre) – Banca 210
Cachaça Prata
1° Lugar – Alambique Belvedere Ltda (Augusto Pestana) – Banca 216
2° Lugar – Cachaçaria Velho Alambique (Santa Tereza) – Banca 312
3° Lugar – Cachaçaria Pol (Marau) – Banca 161
Vinho Tinto de Mesa Seco
1° Lugar – Adega Carrini (Cacique Doble) – Banca 094
2° Lugar – Vinícola Lorenzet (Flores da Cunha) – Banca 028
3° Lugar – Casa Zottis (Bento Gonçalves) – Banca 196
Suco de Uva Integral
1° Lugar – Tolotti E Cia Ltda (Barra Funda) – Banca 041
2° Lugar – Orgânicos Mariani (Garibaldi) – Banca 282
3° Lugar – Sítio Rosa Do Vale (Poço das Antas) – Banca 257
Mel
1° Lugar – Familia Darski (Mariana Pimentel) – Banca 121
2° Lugar – Mel Schuller (Agudo) – Banca 072
3° Lugar – Coop. Avapis (Vacaria) – Banca 311
Queijo Colonial
1° Lugar – Ferrari Alimentos (Carlos Barbosa) – Banca 022
2° Lugar – Ag Zago (Hulha Negra) – Banca 014
3° Lugar – Granja Cichelero (Carlos Barbosa) – Banca 108
Doce de Leite
1° Lugar – Estrelat (Estrela) – Banca 298
2° Lugar – Queijaria Tradição (Nova Petrópolis) – Banca 263
3° Lugar – Dah Rê – Agroindústria Konzen (Salvador das Missões) – Banca 201
Melado
1° Lugar – Agro Produtos Liane (Vera Cruz) – Banca 288
2° Lugar – Agroindústria D´Fonte (Dezesseis de Novembro) – Banca 170
3° Lugar – Rodeio da Figueira (Candelária) – Banca 020