Sicredi Integração RS/MG finaliza o Desafio Social

Em formato de hackathon, evento marcou o início das ações de celebração dos 120 anos da cooperativa

409
Crédito: Divulgação

O Desafio Social, promovido pela Sicredi Integração RS/MG, realizado entre 31 de agosto e 1º de setembro reuniu mais de 100 jovens na (Univates), debatendo problemáticas locais e propondo ideias que podem se tornar ações concretas. Com apoio de diversas entidades e iniciativas do Vale do Taquari, o evento encerrou com sucesso, apresentando propostas com potencial para impulsionar o desenvolvimento das comunidades da região.

Em formato de hackathon, o Desafio Social envolveu centenas de participantes de todo o Vale do Taquari em uma programação repleta de atividades pensadas para estimulá-los a criarem soluções para transformar diversas realidades.  A iniciativa ocorreu no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), em Lajeado, e demonstrou a força da união e da diversidade em prol de um futuro mais próspero e sustentável.

Ao longo do evento, os jovens tiveram a oportunidade de conectar-se e trocar experiências, buscando soluções inovadoras para inúmeros desafios enfrentados pelas comunidades. As ideias representaram temas importantes como saúde mental, mudanças climáticas, cidades inteligentes, gestão de donativos, turismo regional, inclusão e acessibilidade, diversidade e qualificação profissional. A atmosfera colaborativa e a troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes áreas enriqueceram o debate e impulsionaram a criação de propostas promissoras.

hackathon foi realizado em parceria com a Univates e o Tecnovates e teve a participação de diversas instituições locais que já possuem iniciativas e acreditam no poder de eventos como esse para transformar a sociedade.

Ao final do desafio, 20 ideias foram apresentadas a uma banca avaliadora, que, utilizando critérios como inovação, aderência à problemática, impacto social, escalabilidade e aplicabilidade; elegeram as três melhores propostas. Além de receberem uma premiação em dinheiro, essas soluções podem ser levadas para o Tecnovates para que o trabalho siga sendo desenvolvido.

1º lugar: Construnidas

O primeiro lugar foi conquistado pela Construnidas, uma cooperativa de mulheres para oferecer serviços de construção civil, desempenhando atividades como marcenaria, hidráulica, elétrica, ferraria, pintura, entre outros, para residências e empresas. A solução visa proporcionar um espaço seguro e ético, além da qualificação de mulheres para estas atividades.

2º lugar: Pluvia

O segundo lugar focou na gestão de recursos hídricos, sugerindo a instalação de cisternas residenciais e comunitárias, interligando uma rede de agentes como governo, empresas, academia e comunidade, considerando um sistema de calha inteligente, tratamento da água e coleta de dados. Desta forma, contribuindo com a diminuição da saturação de água no solo e água potável ao alcance em caso de emergências.

3º: Caminhos da Esperança

Com a temática de saúde mental, o terceiro lugar trouxe a necessidade de trabalhar o acolhimento de pessoas vulneráveis por meio de intervenções artísticas que gerem otimismo e esperança para quem as vê, em locais públicos de grande circulação. Desta forma, trazendo aos que passam pelos locais, mensagens positivas e a ideia de que não estão sós.

- publicidade -