Introduzido no início de 2023 nas 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado e destinado a estimular a aprendizagem matemática dos alunos, o software Matific agora dá nome às primeiras olimpíadas da rede municipal de Educação com foco na aprendizagem de matemática. As atividades começaram na segunda-feira, dia 9/9, e vão até sexta-feira nas EMEFs de Lajeado.
Nesta quarta-feira (11/9), a secretária da Educação de Lajeado, Adriana Vetorello, acompanhada da supervisora do Ensino Fundamental, Stela Bresciani, visitaram a EMEF Pedro Welter, no Bairro Floresta, para acompanhar de perto o envolvimento dos alunos com as atividades propostas pela olimpíada, que objetiva fomentar a aprendizagem através da ludicidade.
“A Matific desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas através de atividades gamificadas alinhadas ao currículo, reduzindo a ansiedade na aprendizagem da matemática. Traz habilidades organizadas para atender as lacunas e necessidades específicas do conhecimento. Uma excelente plataforma digital que traz a aprendizagem da matemática de forma lúdica, interativa e envolvente”, avalia Adriana Vetorello.
Durante a Olimpíada Matific, os alunos realizam as atividades propostas em um dos ambientes da plataforma, a Ilha da Aventura, e são contemplados com “estrelas” a cada conquista. O software também utiliza uma métrica para que as escolas com menos alunos tenham as mesmas chances que as escolas maiores.
Matific
O software Matific é líder mundial em aprendizagem matemática com inteligência artificial embarcada, que adapta-se aos níveis de aprendizagem dos alunos, com atividades gamificadas (veja explicação abaixo) alinhadas ao currículo escolar.
Para dimensionar a quantidade de atividades lógico matemáticas realizadas nas EMEFs, de janeiro a junho de 2024, foram realizadas e finalizadas 179.888 atividades pelos alunos. De janeiro a junho de 2023, quando o software havia sido recentemente introduzido nas escolas, foram realizadas e finalizadas 69.679 atividades. Somente na Pedro Welter, ao longo do primeiro semestre de 2024, os 127 alunos concluíram 9.158 atividades no Matific.
Além disso, os alunos podem utilizar o software em casa, com suas famílias, ampliando ainda mais as possibilidades de aprendizagem. Conforme a própria Matific, o software se baseia em cinco princípios pedagógicos, que são: compreensão conceitual, pensamento crítico, contexto significativo, aprendizagem personalizada e participação intrínseca.