O Grupo Popular realiza, de forma diferenciada e desde 1996, debates específicos com os candidatos a vice-prefeito de Teutônia. No sábado (21/9) foi a vez cinco postulantes ao cargo em 2024: Evandro Biondo (PP/MDB/PSD/PRD), Júlia Renata Dörr (Federação PT + PCdoB + PV), Luís Antônio Becker (PL), Sandra Anete Tiggemann (Federação PSDB + Cidadania/União Brasil) e Vitor Ernesto Krabbe (PDT/PSB/Podemos).
A primeira questão levantada foi sobre soluções para animais abandonados, principalmente os cães. Todos concordaram que esta é uma questão de saúde pública. Querem manter e fortalecer as parcerias com as ONGs do município, bem como ampliar o controle populacional através da castração.
Questionados sobre o que mudarão em Teutônia caso forem eleitos, os cinco candidatos apresentaram algumas das propostas.
Becker prometeu trabalho transparente e dedicado, escutando a comunidade. “Fazendo o básico bem feito, tornando a gestão eficiente e criando metas para todos os secretários, em busca de resultado”, disse. Entre os projetos do PL estão o fim da fila por vagas na Educação Infantil, a instalação da UTI, da Clínica da Criança, do Centro de Convivência para o Idoso e de um programa de combate às drogas.
Júlia defendeu uma gestão diferenciada, mantendo práticas que estão dando certo na gestão atual e melhorando o necessário. A chapa defende a valorização do funcionário público, bem como sua qualificação. A UTI também é meta, “pois Teutônia é um polo dentro do G7”. Citou o orçamento participativo, escutando a população para entender as demandas de cada localidade.
Biondo pontuou ações efetivas de forma equilibrada, com a manutenção de bons projetos e a incrementação de outros. A chapa pretende trabalhar nos desafios relacionados à mobilidade urbana, e a saúde pública será prioridade, com a instalação da UTI. Na educação, quer resolver as vagas em creches e na Educação Infantil.
Sandra citou que, “a partir do ano que vem, os agricultores terão vez e voz dentro da Administração. Vamos atender os anseios da população em todas as áreas”. Implantará o Gabinete de Portas Abertas e trabalhará junto ao HOB para tornar realidade a UTI. Prometeu a construção
de quatro escolas, sendo duas de Educação Infantil em Canabarro, uma no Bairro Teutônia e uma de Ensino Fundamental em Vila Esperança. Por fim, citou a criação da capatazia de Pontes Filho.
Krabbe disse: “Não vamos mudar, mas sim, continuar”. A chapa pretende ampliar a parceria com o Hospital Ouro Branco para a construção da UTI, criar novas escolas de Ensino Infantil em Canabarro e Teutônia. Lembrou da parceria com o PA+, da transformação do prédio do Sesi em escola e a criação das creches-polo durante as férias escolares.
Idosos
Biondo prometeu um olhar especial para os idosos, melhorando o suporte através do sistema de saúde, criando ações voltadas a grupos da melhor idade e buscando um centro de convivência.
Sandra prometeu a UTI em 4 anos. Citou atividades físicas adaptadas e programas de bem-estar voltados aos idosos. Quer criar conselhos, comitês e eventos para integrá-los nas decisões comunitárias.
Krabbe falou sobre o projeto Vida Ativa, em parceria com a Univates. Quer ampliar o Teutônia Cultural com oficinas para idosos e a criar o projeto Feliz Idade.
Becker se preocupa com as dificuldades dos idosos em se manter financeiramente. Quer criar centro de convivência com atividades físicas e cuidados com a saúde.
Júlia prometeu a ampliação das ESFs. Citou o desenvolvimento do aplicativo Teutônia na Palma da Mão, para marcação de consultas e outras demandas. Falou sobre saúde preventiva, centros de convivência e quer, principalmente, “escutar o idoso e entender o que ele precisa”.
Mobilidade urbana
Sandra admitiu a necessidade de um grande plano de mobilidade para a ERS-128 e a ERS-419. Quer melhorar as vias urbanas e vicinais e iluminar a Via Láctea, em parceria com a concessionária. Citou ainda a construção de um túnel viário entre Canabarro, Vila Popular e Centro Administrativo – pré-projeto que já estaria aprovado junto ao Dnit.
Krabbe afirmou a revisão do plano diretor, parcerias para duplicar e iluminar a Via Láctea e disse que irá atrás de parcerias para a construção de via alternativa entre o Bairro Teutônia e Linha Ribeiro. Citou o projeto para a construção da calçada entre a Via Láctea e Westfália, a partir do valor angariado com a venda do antigo Hospital Teutônia.
Becker lembrou da interdição da ponte sobre o Arroio Boa Vista e prometeu buscar alternativas para interligar os bairros: “Necessária discussão, diagnóstico e análise técnica com propostas de curto, médio e longo prazo”. Citou a ida a Porto Alegre com demandas para a EGR. “Pedimos a pintura da Via Láctea a fomos atendidos; a segunda etapa é a colocação de taxões e elevadas”, contou.
Júlia disse ser preciso rever constantemente o plano diretor, com audiências públicas com a população. Pensará projetos, principalmente para vias alternativas, evitando transtornos como os gerados pelo fechamento da ponte. Para solucionar o trânsito, citou o transporte público desde os bairros e localidades mais afastadas.
Biondo contou os feitos durante sua gestão com o prefeito Renato Altmann. “Melhoramos a Estrada Velha até o Bairro Canabarro, a estrada da Wink, das Posses e da Ribeiro, fizemos a ponte em Languiru, recapeamos as ruas dentro dos bairros. Prometeu a revisão do plano diretor e quer reduzir fluxo de caminhões dentro dos bairros, com soluções para a ERS-419.
Demais perguntas
Os cinco candidatos ainda puderam fazer perguntas uns aos outros. Entre as questões, quais marcas querem deixar no município, tradicionalismo e parque de rodeios, diversificação da agricultura, Capa, geração de empregos, férias escolares, segurança pública, suporte educacional, parcerias público-privadas na saúde e o projeto Teutônia Cultural, entre outros.
Assista ao debate: