A etapa final do 4° Festival Popular da Canção definiu Tainã Carolini Pedroso Pacheco como campeã da categoria Livre. O pódio de 2024 foi formado por mais cinco mulheres de seis municípios diferentes: Mágali Juliana Schmitz, Sheila Souza, Vitória Schulz Musskopf, Joana Maria Konrath da Silva e Milena Dadall.
A cantora já participou da competição três vezes e chegou à final duas vezes, até ser premiada em 2024. Tainã conta as suas vivências na disputa. “É uma experiência que todo mundo deveria ter. É uma oportunidade para mostrar o seu talento, seus gostos musicais e aprender também”, diz.
Nas outras edições do festival, ela se destacou com o estilo musical gospel. Porém, na quarta edição, a cantora decidiu mudar. Na fase classificatória, Tainã cantou a música “Girassol”, de Priscilla Alcântara, encantando os jurados e continuarndo na disputa.
Na etapa final, interpretou a música “Epitáfio”, dos Titãs. Segundo a artista, a obra deveria ser impactante para o público. “Na final eu decidi fazer algo diferente, me desafiar também. Gosto muito do pop e do pop rock, me encontro muito nesse estilo”, afirma.
Tainã explica o processo de definição da música apresentada. “A música não é só cantada, ela tem que ser representada e sentida por quem está cantando. É sempre complicado escolher a música”, esclarece.
Trajetória
Tainã cresceu em uma família repleta de músicos e decidiu seguir a mesma carreira. Começou a cantar com 8 anos de idade na igreja e se engajou nessa atividade com a ajuda de professores e da família.
O 2° Festival Popular da Canção, em 2020, foi a primeira oportunidade da cantora nesse tipo de competição. Além disso, foi a primeira vez em que Tainã se apresentou de maneira solo.
Agora, ela almeja novas experiências e oportunidades na música, com o objetivo de se especializar.
A artista também sinaliza a expectativa para sua apresentação na abertura do próximo festival, como é de praxe com o vencedor. Ela já tem uma música favorita para a apresentação na quinta edição, em 2025.
“A música sempre representa algo, tanto para quem canta quanto para quem escuta”
Tainã Carolini Pedroso Pacheco – Vencedora da categoria Livre em 2024