Em 4 dias, prefeitura de Estrela cadastra 640 famílias

824
Cadastramento ocorre até 30 de setembro no Parcão / Crédito: Pablo Reis - Divulgação

A etapa de cadastramento das famílias que perderam suas moradias durante as catástrofes climáticas que acometeram o município de Estrela por meio do programa Meu Novo Lar terá continuidade nesta semana.

As atividades foram iniciadas durante o feriado de 20 de setembro no Parque Princesa do Vale, no centro da cidade, e atenderam cerca de 350 pessoas. Até o fim desta segunda-feira (23/9), foram mais 250 atendimentos, totalizando 600 pessoas. O cadastro segue até a próxima segunda-feira (30/9), das 8h às 17h, sem intervalo.

Conforme o coordenador do programa, Rafael Maia, mesmo em meio à instabilidade climática, o número de atendimentos é considerado excelente. “O acolhimento ocorre em uma área preparada para que as pessoas possam esperar tranquilas pelo atendimento. Estamos com uma grande equipe para recepcionar a comunidade, por isso acreditamos que o trabalho deverá ser concluído até mesmo antes do prazo estabelecido”, aponta.

Como funciona

No momento em que a inscrição é feita, as famílias têm acesso aos projetos arquitetônicos e o planejamento das primeiras residências a ser construídas. Ao todo, o município de Estrela foi contemplado com 1.090 unidades habitacionais, no valor unitário de R$ 200 mil.

O primeiro lote, com 100 unidades, deverá ser construído brevemente em área adquirida junto ao Loteamento Nova Morada. Conforme informado pela Administração Municipal, a Caixa Econômica Federal dá andamento às análises de documentação da empresa Telesil Engenharia, vencedora da chamada pública realizada para a construção das moradias.

Caravana de Direitos

Também como forma de auxiliar os atingidos pelas enchentes e catástrofes ambientais, ocorre, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, mais uma edição da Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul.

A iniciativa, comandada pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Advocacia Geral da União (AGU), tem como objetivo oferecer assistência jurídica gratuita à população afetada pela tragédia que atingiu o estado.

A ação será realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua João Aldino Keller, nº 27, no Bairro das Indústrias, com atendimentos distintos. No dia 30, será das 11h às 17h; e de 1º a 04 de outubro, das 9h às 17h. O atendimento será por ordem de chegada.

Os interessados devem apresentar algum documento de identificação (seja RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e documentações relacionadas a algum dos benefícios já encaminhados pelo atingido.

A Caravana oferece acesso à documentação essencial a qualquer cidadão, sana dúvidas no cadastramento e ajuda no que tange aos benefícios concedidos e uso de aplicativos governamentais como o gov.br e o CadÚnico. Também detalha sobre os programas Auxílio Reconstrução, Volta por Cima, Pix SOS RS, INSS, Seguro-Desemprego, Bolsa Família, FGTS e outros, disponibilizados pelos governos Federal e Estadual para os acometidos pela catástrofe climática de maio.

Carvana de apoio presta apoio aos munícipes / Crédito: Divulgação

Casas provisórias

O Governador Eduardo Leite deve vir a Estrela na próxima sexta-feira (27/9) para fazer a entrega de 86 casas provisórias. As residências estão localizadas no Nova Morada e no Loteamento Popular, no Bairro União.

- publicidade -