Certa forma mais uma turma no Curso de Produção de Morango em Substrato

50
Crédito: Divulgação

O Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) concluiu mais uma turma do Curso de Produção de Morango em Substrato Sem Resíduo de Agrotóxicos nesta semana. Na ocasião, 18 alunos de diversos municípios do Estado acompanharam as atividades realizadas na terça e na quarta-feira (24 e 25/9) – com o objetivo de fornecer uma qualificação completa, com atividades teóricas e práticas distribuídas em 16 horas-aula e enfoque em todos os aspectos da cadeia produtiva.

Nos dois dias do módulo, os cursistas obtiveram informações diversas sobre temas, como, estrutura produtiva, características das cultivares, fisiologia das plantas, elaboração da solução nutritiva, manejo da água e fertirrigação, podas e estratégias para controle de pragas e doenças dos morangueiros, entre outras. “A ideia é percorrer todas as etapas do cultivo, indo desde a escolha do local em que será colocada a estufa, passando pelos manejos e podas, até chegar a comercialização”, salienta o coordenador do Certa, Maicon Berwanger.

Para este curso, Berwanger destaca ter algumas alterações, especialmente em relação à introdução de novas variedades que foram plantadas nas estufas do Certa, e que agregam mais qualidade ao fruto, especialmente para quem comercializa diretamente ao consumidor. “É o caso, por exemplo, da INIA Valentina, uma variedade vigorosa, de boa produtividade e que produz morangos de grande calibre e com uma cor muito viva”, comenta.

A demonstração do cultivo em calha – diferente da produção em slabs, que tinha mais ênfase anteriormente. De acordo com o coordenador do Certa, uma das vantagens da calha é o manejo, especialmente do substrato, que fica mais fácil de ser descompactado por não permanecer tão “fechado”, além de facilitar a visualização das raízes. Uma terceira mudança envolve a fertirrigação, que passa a ter duas fórmulas, uma pra fase vegetativa e outra pra fase produtiva.

Participaram da capacitação, agricultores dos municípios de Tunas, Presidente Lucena, Paverama, Victor Gräeff, Nova Petrópolis, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Sapiranga, Taquara e Nova Hartz – que se juntam a outros mais de 100 produtores que integram as capacitações realizadas em 2024. Neste ano, o Certa também tem realizado capacitações em dietas para vacas leiteiras, de boas práticas de fabricação e de empreendedorismo para a juventude rural.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui