Propostas para a reconstrução do RS podem ser enviadas até 18 de outubro

784
Consulta define projetos de desenvolvimento regional / Crédito: Laiz Flores - Ascom - Divulgação

Desde a segunda-feira (30/9) os cidadãos de todo o estado podem encaminhar propostas para a Consulta Popular 2024. O processo promovido pelo Governo do RS ocorre anualmente e define prioridades regionais a receber financiamento do orçamento estadual. Ao todo, o Governo Estadual destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos mais votados. 

Em 2024, como não poderia deixar de ser, o tema será a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. A metodologia busca garantir que a reconstrução do Estado não seja apenas focada no reparo dos danos causados, mas também promova um desenvolvimento mais seguro e sustentável para o futuro.

As sugestões podem ser enviadas até 18 de outubro pelo portal da Consulta Popular. Para participar, o cidadão deve preencher formulário no site consultapopular.rs.gov.br e escolher uma das 14 áreas temáticas: Agricultura, Turismo, Justiça e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento Rural, Transportes, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Inovação Ciência e Tecnologia, Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Desenvolvimento Social, Habitação, e Desenvolvimento Urbano.

Após a análise técnica pela equipe do Executivo Estadual, as propostas são discutidas nas assembleias regionais convocadas pelos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Então, serão elaboradas as cédulas de votação de cada região. A votação ocorrerá de 2 a 6 de dezembro, de forma digital.

- publicidade -