No Dia das Crianças (12/10), as oito escolas comunitárias de Teutônia terão programação especial com o objetivo de arrecadar fundos para arcar com os custos das instituições. A tarde será repleta de atividades para as crianças, com brinquedos infláveis, pintura facial e venda de lanches e bebidas no Pavilhão Multiuso da Prefeitura.
A integrante da EEI Estrelinha, Silvana Maria Kolling, comenta a motivação para realizar o evento. “Também é para as pessoas saberem o que são as escolas comunitárias, que somos unidas e queremos ser ouvidas”, destaca.
Apesar de o evento ser realizado pelas comunitárias, alunos de todas as redes foram convidados. “O movimento é em prol da Educação Infantil em Teutônia, até porque todos os alunos, independente da rede, são alunos de Teutônia”, afirma Marione Schüler Bayer, da escola Cirandinha.
Escolas comunitárias
Desde 1979, há 45 anos, esse tipo de instituição se destaca no município. Inicialmente, o objetivo era auxiliar os pais que trabalhavam no setor calçadista. Posteriormente, as instituições cresceram e se espalharam pela cidade.
Atualmente, as Escolas infantis Comunitárias representam 939 crianças de um total de 1570 na rede.
Hoje, as escolas passam por dificuldades financeiras. A administração municipal auxilia os educandários, mas nem sempre a quantia é suficiente. Em razão disso, há eventos e atividades com o objetivo de angariar recursos.
“Estamos passando por dificuldades que precisamos superar, unidas a gente consegue. Não podemos esperar, a gente tem que arregaçar as mangas e ir adiante”, ressalta Genciane da Silva Oliveira, da escola Dente de Leite.
Emef Bento Gonçalves
A escola de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, de Boa Vista, também agendou atividades especiais para seus alunos nessa data. A programação se estende por toda a semana. A quinta-feira (10/10) será o dia do cabelo maluco. Na sexta-feira será a vez de fantasia e lanche coletivo. Na segunda-feira (14/10) haverá brinquedos infláveis e picolé de frutas. Por fim, cinema na escola de Linha Clara na quinta-feira (17/10). Para os mais velhos haverá o dia da mochila diferente, para explorar a criatividade dos estudantes.
Será a primeira vez que a escola participará do “cinemão”, por convite do produtor Marcelo Brentano. “Faremos pipoca também. Nós ficamos muito felizes e tentamos sempre oportunizar atividades diferentes para os alunos”, diz a diretora Shana Müller Vogel.