Bombeira civil compartilha experiência de combate aos incêndios florestais em Portugal

541
Crédito: Carla Beckmann

O Espaço Aberto desta sexta-feira (11/10) recebeu a bombeira civil, Larissa Cristine Krahl. Ela compartilhou a sua experiência de mais de 3 meses em Portugal, onde auxiliou no combate aos incêndios florestais.

Larissa explica que na chegada em Portugal, participou de uma formação de combate a incêndios rurais. “Temos três dias de formação, lá estamos preparados para o que vamos enfrentar. Esse ano foi atípico, tivemos duas semanas com ventos leste e incêndios de grandes proporções. Aqui utilizamos o termo apagar o fogo, lá é controlar o fogo, pois em Portugal apenas enfraquecemos ele para depois se apagar por conta. Há momentos que apenas controlamos e não combatemos”, destaca.

Segundo a bombeira, os focos de incêndio em terras portuguesas estão relacionados não apenas com o calor e questões climáticas, mas também com incêndios criminosos. “Há muita gente que ateia fogo, mesmo sabendo que o país é muito seco e tem toda as partes climáticas. Nesses três meses, as temperaturas são altas, geralmente entre 35ºC e 40ºC, sem ter o mormaço que temos no Brasil”, aponta.

Confira a entrevista completa:

- publicidade -