Prefeitura de Lajeado faz aplicação de inseticida contra o Aedes aegypti

477
Aplicação ocorre em escolas, igrejas e unidades de saúde / Crédito: Divulgação

A  Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura de Lajeado retoma a aplicação de inseticida residual em locais públicos de grande circulação na próxima semana. O inseticida combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A técnica de aplicação de inseticida residual será a BRI-Aedes, recomendada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida especificamente para os hábitos do mosquito Aedes. Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, a equipe da Vigilância já tratou cerca de 190 prédios públicos e 120 residências em áreas críticas no início de 2024.

O efeito residual do produto dura quatro meses, assim, será reaplicado em alguns locais. A expectativa é de expandir o tratamento para novos locais até o final do ano, para proteger a população e reduzir os riscos de surtos dessas doenças.

A Vigilância Ambiental alerta que o uso de inseticidas é uma medida complementar às práticas de cuidado com recipientes com água parada e limpeza de imóveis. Os inseticidas atuam apenas no combate do mosquito já criado, mas não afetam as formas imaturas, como ovo, larva, pupa. Ao encontrar mosquitos na residência, a recomendação é eliminar possíveis criadouros nas proximidades.

- publicidade -