Nova ponte e anel viário são temas de reunião com o DNIT

518
Reunião aconteceu em Porto Alegre na quarta-feira (9/10) e mobilizou lideranças regionais / Crédito: CIC VT - Divulgação

A construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari e a implementação de um novo anel viário foram temas de uma reunião entre associações da região e o Superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva.

Estiveram presentes representantes da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (Setcergs). O encontro ocorreu na quarta-feira (9/10) em Porto Alegre.

A prioridade das lideranças regionais é a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Taquari. Para isso, foram alinhadas duas frentes de trabalho: um encaminhamento da proposta à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por meio da concessionária CCR ViaSul, e a busca de recursos por meio do Fundo Estadual do Rio Grande do Sul (Funrigs). A medida visa garantir a realização de estudos de viabilidade e a definição do local mais adequado para a nova travessia, agilizando o processo de construção.

“Nós precisávamos de informações para dar o encaminhamento. A reunião foi bastante esclarecedora. Todos saíram bem alinhados quanto à forma de trabalho enquanto região e, inclusive, quanto à articulação com outras regiões”, reforça a presidente do Codevat, Cíntia Agostini.

Anel viário: demandas em nível federal

Digo Tomasi, diretor do Setcergs, também avaliou positivamente a reunião e acredita na viabilidade das alternativas apresentadas. “Pelo aumento do movimento na BR-386, é necessário desviar esse trânsito pesado de caminhões. Nada melhor do que um anel viário contornando essas cidades, o que no futuro vai gerar bastante desenvolvimento. Talvez passe por cidades como Cruzeiro do Sul, Estrela e Bom Retiro, o que impulsionará o desenvolvimento local”, comenta.

Sobre essa demanda, o DNIT confirmou que o projeto será tratado em âmbito federal, junto ao Ministério dos Transportes. As entidades pretendem mobilizar toda a bancada gaúcha no Congresso Nacional, além de buscar o envolvimento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, do Governo Estadual e da Secretaria de Reconstrução do Governo Federal, com o objetivo de fortalecer o projeto nos próximos meses.

“Ficamos responsáveis pela articulação: a Amvat com as outras associações de municípios, a CIC com outras entidades empresariais e o Setcergs com entidades na área da logística. Nós, enquanto Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), já estamos nos articulando com os outros Coredes para garantir o apoio necessário a essa demanda, fundamental para a região”, explica Cíntia.

Próximos passos

Agora, as entidades envolvidas elaboram ofícios e buscam assinaturas de outras associações e federações. Com o apoio da Bancada Gaúcha, espera-se que tanto a construção da nova ponte sobre o Rio Taquari quanto a implementação do anel viário sejam incluídas na pauta federal, trazendo avanços significativos para a infraestrutura e o desenvolvimento do Vale do Taquari.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui