Na próxima sexta-feira (18/10), às 19h30, na sala de Cinema de Fazenda Vilanova, no auditório da EMEF Edgar da Rosa Cardoso, acontecerá o lançamento do documentário “Fazenda Vilanova – Cultivando Memórias”. O evento é livre para a comunidade participar, integrando as atividades em comemoração aos 29 anos de emancipação do Município.
Fazenda Vilanova foi contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo, que tinha como um dos objetivos valorizar e premiar o setor audiovisual. Foi aberto edital para Produtores Culturais interessados em contar esta história sob forma de documentário, e a partir de então o Conselho Municipal da Cultura (Comcul), com apoio da Administração Municipal e com auxílio de Brentano Projetos e Eventos Culturais, iniciaram os trabalhos, que foram realizados durante todo o ano de 2024, com gravações feitas por moradores e protagonistas na construção do Município.
A presidente do Comcul e secretária adjunta de Administração, Neuza Inêz Fell, explica que a ideia de fazer o documentário surgiu por ocasião da realização de um espetáculo, contando a história de Fazenda Vilanova, durante a 5ª Expofaz, em outubro de 2023. “Naquela oportunidade foram feitas entrevistas com os primeiros moradores da localidade, da sua emancipação e dos 29 anos da construção do Município. Isso nos motivou a seguir este trabalho de resgate da nossa história”, relata.
O documentário Fazenda Vilanova – Cultivando Memórias é composto por sete episódios que tratam de: Política, Educação, Agricultura, Curiosidades, Fazenda Dona Juliana, Esporte e Poder Legislativo. Nesta sexta-feira, o documentário será lançado na íntegra, para os artistas e comunidade em geral. Durante a semana seguinte, a partir do dia 22 de outubro, data em que é comemorado o 29º aniversário do Município, vai ao ar no site da prefeitura, na ABA, Galeria da História, o capítulo Política. Os episódios subsequentes serão lançados ao ar todas as terças-feiras, até 3 de dezembro, todos estejam disponíveis para toda a população.
Segundo o prefeito em exercício, Pedro Antônio Dornelles, ao se apropriar de detalhes da história da comunidade, a autoestima da população se valoriza. “O carinho por este chão nos motiva a seguir nesta construção nos energizando para seguir esta aventura que se chama construir o Município de Fazenda Vilanova”, complementa.