Sicoob doa mais de mil vales-livro para estudantes de Barão

Cooperativa patrocinou Feira do Livro e da Cultura do município gaúcho do Vale do Caí

40
Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

De 16 a 18 de outubro a Prefeitura de Barão/RS e o SESC promoveram a 26ª Feira do Livro e 19ª Feira da Cultura. Com o lema “Leitura além das palavras”, a programação foi realizada no Ginásio Poliesportivo da cidade.

O Sicoob foi um dos patrocinadores do evento e, como forma de estimular a leitura, doou mais de 1.100 vales-livro aos estudantes locais. “O Sicoob está com escritório de negócios em Barão há um ano e, desde o início, temos nos envolvido em diversas ações de apoio à sociedade, colocando em prática e refletindo um dos princípios do cooperativismo que é o interesse pela comunidade. A doação de vale-livro a todos os estudantes da rede de ensino baronense é uma forma especial de contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos”, destaca o gerente da unidade do Sicoob, Samuel Royer.

Durante os três dias de evento a cooperativa também realizou ação focada na Conta Jovem Sicoob, com abertura de novas contas sem custo aos jovens acompanhados dos pais que visitaram o estande da cooperativa na Feira.

“O Sicoob é sempre muito presente e participativo nas iniciativas da comunidade. A ação em Barão é mais um exemplo disso, onde contribuímos além do recurso financeiro, mobilizando nossa equipe e oportunizando que os estudantes possam adquirir algum livro com o vale que disponibilizamos. É uma forma diferenciada que encontramos para contribuir com a formação de uma sociedade mais preparada e justa”, acrescenta o gerente regional, Jacson Roberto Bosio.

Parceria

O secretário municipal da Educação, Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, Hélio Mosena Herthal, valoriza a programação artístico-cultural e agradece a parceria com o Sicoob. “A Feira é tradicional e motivo de orgulho para Barão, valoriza a leitura e a cultura local, além de atrações convidadas. É uma grande oportunidade para que nossos artistas mostrem o seu trabalho, servindo de estímulo para crianças e jovens. Poder contar com a parceria do Sicoob nos deixa muito felizes. Todos os nossos estudantes receberam o vale-livro, desde o Berçário até o Ensino Médio, tendo a oportunidade de sair da Feira com um exemplar na mão. Isso é uma experiência magnífica, que levarão para toda vida”, ressalta.

O prefeito de Barão, Jefferson Schuster Born, igualmente parabeniza o Sicoob pela iniciativa do vale-livro. “A cooperativa chegou há pouco tempo no município, mas já tem sido uma parceira muito importante, especialmente nesta Feira do Livro. Oportunizar a todos os estudantes das escolas no nosso município, o que representa mais de 1.100 crianças e jovens, a oportunidade de adquirir o seu livro na Feira, é algo louvável”, agradece.

Programação

Com programação voltada especialmente ao público infantil e infanto-juvenil, mas aberta à comunidade em geral e com entrada gratuita, o evento contou com apresentações artísticas, culturais e teatrais, além de mais de oito mil exemplares de livros de diferentes autores, organizados por duas livrarias parceiras.

Na noite de quarta-feira ocorreu a abertura oficial, seguida de espetáculo teatral “Retratos”. Na quinta-feira, durante o dia houveram apresentações das peças teatrais “A menina da biblioteca”, “Páginas da vida: por uma infância mais feliz” e “As fantásticas aventuras do menino que lia livros”, com destaque para a Noite Cultural com apresentações locais do Coral Infanto e Coral Municipal, CTG Tropeiro da Serra, Grupo de Danças Alemãs Französischberg Tanzgruppe, Estúdio Inovare, Grupo Instrumental e Orquestra Municipal. Na sexta-feira ocorreram apresentações das peças “Conto contigo e comigo” e retorno de “A menina da biblioteca” e “Páginas da vida: por uma infância mais feliz”, encerrando com a descontração da comédia teatral “Radicci & Genoveva”.

O patrono desta edição do evento foi o escritor, contador de histórias e formador de leitores Eliandro Rocha. A professora Carmem Golin foi a homenageada como personalidade local que contribuiu para o desenvolvimento da leitura e da cultura em Barão.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui