A pesquisa “Brocantes – Palavras e Coisas da Escola”, apresentada pela estudante bolsista de Ensino Médio do CNPq Julia Ermila Gonzatti, foi reconhecida como destaque no 25º Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS). O evento é uma das principais vitrines de iniciação científica no País e, nesta edição, contou com 511 trabalhos apresentados. O Salão celebra o empenho dos bolsistas e orientadores na produção acadêmica.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 24 de outubro, às 16h, no Auditório Living 360º, localizado no campus da Pucrs, em Porto Alegre. O evento é aberto ao público, com início às 15h30 para credenciamento e entrega dos certificados aos alunos premiados.
Julia é estudante do curso Normal do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e atua como bolsista na pesquisa desde agosto de 2023. A estudante apresentou seu trabalho no dia 2 de outubro, organizado sob a orientação da professora Angélica Vier Munhoz, do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
O estudo integra o projeto “Brocantes – Palavras e Coisas da Escola”, que busca a preservação e a divulgação de documentos escolares produzidos a partir do início do século 20, criando um arquivo público acessível a pesquisadores e à comunidade.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Angélica, “receber o destaque em um Salão de Iniciação Científica em uma universidade parceira é duplo para um pesquisador. Primeiro, pelo reconhecimento da pesquisa por avaliadores externos, e segundo, e mais importante, por ver uma bolsista de Ensino Médio envolvida com o projeto de pesquisa. Foi muito emocionante assistir à Julia apresentando a nossa pesquisa com tanta propriedade”.
O projeto é inovador ao coletar doações tanto físicas quanto digitais de documentos escolares e envolve parcerias com instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Além de ressaltar a importância da memória escolar, o projeto Brocantes promove integração entre diferentes comunidades acadêmicas e o público em geral, incentivando a contribuição global. Os documentos podem ser doados durante eventos de coleta, conhecidos como Brocantes, ou enviados digitalmente por meio de formulários on-line. O acervo gerado serve como fonte de pesquisa para áreas como História, Educação, Arquivologia e Memória.
Com resultados preliminares já disponíveis, o projeto visa a compilar documentos escolares de diferentes épocas e locais, criando uma fonte de pesquisa acessível para toda a comunidade interessada.