Sicoob São Miguel recebe homenagem do Sistema OCERGS

Cooperativa catarinense foi reconhecida pela sua atuação no movimento de cooperação para a reconstrução do Rio Grande do Sul durante a maior catástrofe climática da história do Estado

38
Crédito: Divulgação

O Sicoob São Miguel recebeu homenagem do Sistema OCERGS (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul) no Jantar dos Presidentes realizado na noite da segunda-feira (28/10), em Porto Alegre. A cooperativa catarinense foi reconhecida pela sua atuação no movimento de cooperação para a reconstrução do Rio Grande do Sul durante a maior catástrofe climática da história do Estado, em maio deste ano.

O sócio fundador e diretor operacional do Sicoob São Miguel, Jaimir Balbinot, acompanhado do gerente de comunicação e marketing, Diogo Wieczorek, representaram a cooperativa no evento que também divulgou os laureados pela OCERGS no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão RS.

“Ser reconhecido pela entidade representativa do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul é motivo de orgulho para o Sicoob São Miguel, homenagem que também compartilhamos com todos que estiveram mobilizados nas ações desenvolvidas, especialmente cooperados, funcionários e comunidade, que contribuíram com doações, limpando casas e estabelecimentos, abrigando famílias que perderam seus lares ou reconstruindo o que foi perdido. A gratidão do povo gaúcho a todos que auxiliaram nesse momento de extrema dificuldade é algo emocionante. Com certeza foi e continua sendo um grande movimento de solidariedade ao Rio Grande do Sul”, agradeceu.

Ele também destacou que a mobilização do Sicoob São Miguel, representando o cooperativismo de crédito brasileiro entre os homenageados por suas ações solidárias na cerimônia, reforça o compromisso com a sociedade. “É mais um exemplo do princípio cooperativo de interesse pela comunidade na prática, reafirmando nosso desejo de estarmos cada vez mais próximos do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, valoriza nossas origens, com uma cooperativa que há 35 anos sempre esteve focada no trabalho ético e atenção as pessoas, que são nosso maior patrimônio e razão de nossa existência”, pontua.

Balbinot e Wieczorek receberam a placa de homenagem do diretor da OCERGS, Roberto Brezolin. A solenidade contou com a presença de autoridades do Estado e do setor. Também premiou as cooperativas gaúchas que se destacaram pela qualidade em gestão e governança em 2024.

“Esta não é apenas uma celebração de conquistas, mas também de resiliência. Nos últimos tempos, enfrentamos desafios que jamais poderíamos prever. Foi um período de grande provação. Por isso, reconhecemos o empenho e dedicação de cada um de vocês, mostrando que a união é a maior força do cooperativismo. Esta é uma noite de reconhecimento e celebração de sucesso”, destacou o presidente do Sistema OCERGS, Darci Hartmann.

O governador do Estado, Eduardo Leite, igualmente enalteceu o cooperativismo gaúcho e o impacto do modelo de negócio na economia do RS. “União, cooperação e colaboração são valores que norteiam o nosso sistema cooperativo. Assim é o modelo de organização que coloca as pessoas no centro, procura não deixar ninguém para trás e compartilha o melhor do resultado econômico com todos os que se esforçam. O cooperativismo está na raiz da economia gaúcha e faz a diferença”, frisou.

Intercooperação

A mobilização do Sicoob em prol da reconstrução do RS também já havia sido reconhecida pela OCERGS em julho, durante programação especial pelo Dia Internacional do Cooperativismo. Wieczorek representou a cooperativa de São Miguel do Oeste naquela oportunidade, levando seu relato sobre as ações solidárias desenvolvidas em prol dos gaúchos desde os primeiros dias da enchente histórica, com a destinação de donativos também ao Sistema OCERGS, que desenvolveu a campanha “Coopera RS” e contou com centro de distribuição desses materiais em Canoas/RS.

“A intercooperação e o voluntariado definem o que é este movimento pelo povo gaúcho. O cooperativismo soube se organizar e mobilizou muitas pessoas em benefício do próximo, com agilidade. Apesar da distância, com a dificuldade das estradas destruídas e muitos desvios rodoviários, providenciamos que os donativos chegassem ao seu destino”, disse Wieczorek, na época.

Além dos materiais doados, o Sicoob São Miguel também esteve envolvido com voluntários na limpeza e o Instituto Sicoob promoveu a Campanha de Doações Emergenciais SOS Rio Grande do Sul, cujos recursos beneficiaram milhares de pessoas no Estado, com as cooperativas do Sicoob e sua capilaridade de agências em diferentes regiões auxiliando na identificação das necessidades nos municípios mais atingidos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui