O Espaço Aberto desta sexta-feira (1º/11) recebeu o empreendedor e presidente da Amturvales, Charles Rossner. Charles falou sobre a retomada do turismo após a catástrofe de maio, retomada do Aeroporto Salgado Filho e principais ações para fomentar o setor neste fim de ano.
O período de cheias e catástrofe climática trouxe dificuldades para todos os setores da região. Contudo, a ala do turismo foi severamente impactada. Charles explica que a Amturvales sempre trabalhou para que o fluxo turístico da região fosse restabelecido o quanto antes e, mesmo com avanços, a questão logística é o que mais atrasa os serviços. “O nosso maior problema ainda é a logística. O turismo precisa de locomoção, que as pessoas saiam de um lugar e vão até os empreendimentos, o turismo precisa de mobilidade. Com as boas perspectivas e solucionando pequenas situações temporárias vamos conseguir contornar as dificuldades”, aponta.
Rossner ainda destaca que todos os empreendimentos ligados ao turismo foram diretamente afetados e necessitam de uma reconstrução. “Fizemos um mapeamento e 78 empreendimentos foram atingidos em maio, são 78 empresas e famílias da agroindústrias que trabalham com o turismo. Porém, na cadeia turística, todos os envolvidos são afetados. Se as pessoas não conseguem se locomover ou estão com alguma dificuldade, acabam não viajando e ficam sem passear. Há um desafio de recolocar esses empreendimentos de pé, gerar esse fluxo e entendemos que promover o turismo é fundamental. Esse é o nosso foco, ajudar os empreendedores nessa forma”, ressalta.
Nos dias 19 e 20 de novembro, será realizada a Famtour, que já está com 40 agentes de viagens confirmados. Charles explica que a Famtour serve para apresentar os pontos da região para entidades do turismo e, com isso, fazer com que cheguem ao Vale do Taquari. “Convidamos os donos de agências, empresas e guias para nos conhecer. Na próxima Famtour será realizada uma ida para Encantado, com experiências com o Boulevard, passeios pela região e encerramento em Teutônia com pontos da Rota Germânica”, afirma.
Confira a entrevista completa: