O Vale do Taquari foi fortemente atingido pelas enchentes de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024. O turismo foi um dos setores mais afetados, com o fechamento de aeroportos e dificuldades na mobilidade. De acordo com o mapeamento da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), 78 empreendimentos foram diretamente atingidos em maio – sem considerar toda a cadeia do turismo. Mesmo onde a água não chegou, as empresas foram atingidas por questões decorrentes da enchente.
Atualmente, o maior impasse é a logística, que dificulta o deslocamento dos turistas pela região. “O turismo precisa de locomoção”, reforça o presidente Charles Rossner. Ele reforça que as empresas precisam se qualificar, buscar novas estratégias e ultrapassar as dificuldades de mobilidade. A Amturvales também trabalha com placas de sinalização, como forma de guiar o turista pela região.
Otimismo
Agora, no entanto, a nova temporada impulsiona os empreendedores, especialmente com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho. “O RS é um dos destinos mais procurados do Brasil nesta época do ano, muito em função da programação natalina, principalmente na Serra. Mas Teutônia, Lajeado e Estrela também já vinham se posicionando com estes eventos, trazendo público para cá e movimentando a economia local”, cita.
O setor está otimista com a temporada de verão. Uma grande campanha de promoção turística da região deve ser lançada em breve. O objetivo é promover destinos de trilhas, cascatas e balneários no Vale. “Estamos otimistas de que o turismo vai engatar novamente e voltar com a força que tinha antes dessa dificuldade toda”, cita o presidente.
Outro projeto já tem data para ocorrer. Nos dias 19 e 20 de novembro, mais de 40 donos e agentes de viagens da Região Metropolitana e da Serra Gaúcha participarão da Famtours, que engloba viagens de familiarização com o objetivo de divulgar os produtos e serviços da região. O grupo conhecerá o Cristo Protetor e o Boulevard, em Encantado, bem como a Rota Germânica, em Teutônia.
Segundo Charles, a expectativa é de que os agentes retornem com grupos e excursões, dando ainda mais visibilidade para o Vale e suas potencialidades. A ação é parte do Promover o Turismo no Vale do Taquari (PromoTur), um projeto entre a Amturvales e o Sebrae.
Nesta semana inicia, ainda, a Expovale+Construmóbil 2024. De 7 a 17 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, a feira será uma janela para o turismo, com mais de 50 expositores e um grande público visitante.
Entre os pavilhões 1 e 4 estará a Avenida do Turismo, com 20 municípios apresentando seus pontos fortes no setor. No dia 14 haverá o painel “Turismo e infraestrutura: o que falta para o Vale decolar”. A programação começa às 8h30, em um café de boas-vindas com produtos do Arranjo Produtivo Local (APL) das Agroindústrias Familiares, e vai até as 12h, no auditório do Pavilhão 4.
Ocorrerão três palestras durante a atividade, com o diretor executivo do Boulevard Encantado, Fábio Vitória; com o sócio-diretor e fundador do Laghetto, Plínio Rafael Ghisleni, e com o presidente do IDT-Cema e ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), Bruno Omori.