Cerimônia de encerramento do X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura ocorre em 12 de novembro

Concurso deste ano objetiva celebrar os textos de José Falero por meio da produção de vídeos por estudantes do Ensino Médio 

45
Crédito: Divulgação

Anote na agenda: a cerimônia de encerramento do X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura – Crônicas de José Falero acontecerá no dia 12 de novembro (terça-feira), a partir das 19h15, no Teatro da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O concurso deste ano objetiva celebrar os textos do escritor gaúcho por meio da produção de vídeos por estudantes do Ensino Médio. 

O Festival é uma das iniciativas do projeto de extensão Linguagens: Palavras e Imagens, que, ao longo do ano, desenvolveu oficinas e debates sobre literatura e produção audiovisual com estudantes de Ensino Médio do Vale do Taquari, tanto nas escolas como no próprio campus da Univates. Confira o edital com todas as especificações e prazos clicando aqui

Para acompanhar a cerimônia de encerramento, não é necessário se inscrever previamente. Para mais informações, envie um e-mail para [email protected]

Saiba mais sobre o X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura 

O X Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura é disputado pelos estudantes em duas fases. Participaram da primeira fase (eliminatória) todos os alunos cujas escolas enviaram, até o dia 1º de novembro, os materiais exigidos no edital. 

A proposta desta edição era adaptar crônicas do escritor porto-alegrense José Falero reunidas na obra “Mas em que mundo tu vive?”. Uma equipe do projeto de extensão ficou responsável por selecionar os vídeos classificados à etapa final do concurso. 

Na edição deste ano, foram inscritos 16 filmes, de cinco escolas da região: Escola Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho), Colégio Sinodal Conventos e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), de Lajeado; Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo, de Doutor Ricardo; e Colégio ESI São José, de Roca Sales. Desses, oito se classificaram para a fase final.  

Em 12 de novembro, os vídeos selecionados serão apresentados a um júri técnico, formado por pessoas envolvidas com cultura, literatura e cinema. Além disso, a plateia presente no Teatro Univates poderá votar no seu filme preferido. Serão sete prêmios: melhor filme júri popular, melhor filme júri técnico, melhor ator, melhor atriz, melhor edição, melhor som e melhor produção. 

Desde sua criação, o Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura busca promover a formação de leitores e a apropriação de ferramentas para a produção do audiovisual, aprimorando as linguagens verbal e não verbal. 

Confira os filmes classificados para a fase final do concurso

“Mas em que mundo tu vive?” – 2º ano B – Colégio ESI São José;

“Cotidiano” – 1º ano – Colégio ESI São José;

“Ecos de uma conquista” – Colégio Sinodal Conventos – Professora: Magda Jandrey; 

“Eu entendo quem desiste” – Colégio Sinodal Conventos – Professora: Magda Jandrey; 

“Assalariados” – Turma 302 do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) – Professora: Andressa Medeiros; 

“Eu entendo quem desiste” – Turma 304 do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) – Professora: Andressa Medeiros; 

“Assalariados” – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Direção de Emilly Ritter;

“Sobre o direito à cidade” – Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Ricardo.

Quem é José Falero? 

José Falero nasceu em um bairro periférico de Porto Alegre em 1987. Sua origem humilde e seu olhar crítico sobre as realidades sociais fizeram dele uma das vozes mais autênticas da literatura brasileira contemporânea. 

Em 2021, Falero foi ganhador do Prêmio AGES com o livro “Os Supridores”. Em 2022, foi finalista do Prêmio Jabuti com a obra “Mas em que mundo tu vive?”. 

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui