O Dia do Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e oficializado em 2011, será feriado nacional pela primeira vez no Brasil. A lei nº 14.759/23, que declara a data feriado em todo o país, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2023.
A data busca celebrar a contribuição dos negros à cultura e à sociedade brasileira, bem como fortalecer a identidade e lembrar a luta pela igualdade de direitos, com foco nas desigualdades raciais que ainda persistem no país. O dia foi escolhido em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores focos de resistência contra a escravidão no Brasil. Ele faleceu em 1695.
A celebração é uma forma de promover a educação sobre a história e cultura afro-brasileira, bem como as ações por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Até 2023, a data era feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo e em de cerca de 1.200 cidades através leis municipais. No Distrito Federal, o dia era considerado ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.
A partir de 2024, no dia da Consciência Negra, escolas, bancos, empresas e órgãos públicos fecham ou operam em horário parcial. Apenas os serviços essenciais funcionam 24 horas.
Assim, novembro passa a ter três feriados nacionais: Dia de Finados (2/11), Proclamação da República (15/11) e Dia Nacional do Zumbi e Consciência Negra (20/11).