A prefeitura de Lajeado realizou o ato simbólico de entrega do restauro do Monumento ao Imigrante na tarde desta terça-feira (13/11). O ato significa a preservação da memória cultural do município. A cerimônia, que ocorreu junto ao Parque do Imigrante, novo local do monumento, contou com a presença de autoridades, membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), imprensa e comunidade.
O prefeito Marcelo Caumo ressaltou a valorização da história e da cultura do município por meio do restauro do monumento. “O monumento cumpriu seu papel no local onde estava na entrada da cidade. Agora, a obra, que é em homenagem ao Imigrante, está em seu local de identificação, no Parque do Imigrante. Agradecemos ao Conselho Municipal de Cultura e a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer por sempre colaborar e incentivar as intervenções em nosso município”, destacou.
Restauro
A obra restaurada homenageia o imigrante colonizador de Lajeado, representando dois homens (operário e agricultor), a mulher, a criança e a roda d’água do moinho. A restauração, iniciada em dezembro de 2023, foi concluída em outubro deste ano pelo artista plástico de Lajeado, Marcos Datsch, criador e responsável pela construção original do Monumento ao Imigrante.
A obra, que estava localizada no canteiro central da Avenida Senador Alberto Pasqualini, apresentava sinais de deterioração causados por fatores climáticos, como rachaduras, desgastes, trincos, além de pichações.
Após o restauro, o monumento foi destinado ao novo local de instalação, na esquina do Parque do Imigrante. O local foi definido em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, que é formado por representantes da administração e por membros da sociedade civil.