Muitas mãos, braços, sorrisos e corações tornaram possível a edição de 2024 do Natal do Povo Solidário. O domingo (1º/12) reuniu as comunidades Católica e Luterana, Apae, empresas como Viévi Automóveis, Ponto do Real, Diersmann e a 3F1B Móveis Planejados em uma só causa: A solidariedade. A organização do Grupo Popular conseguiu mais uma vez mostrar que a união de todos pelo bem tornará o Natal de muitas pessoas mais feliz e esperançoso.
Aproximadamente 2 mil pessoas passaram pelo Pavilhão Multiuso da prefeitura durante as 8 horas de programação. Foram arrecadados 200 brinquedos e mais de 1 tonelada de donativos, desde alimentos a materiais de higiene pessoal e limpeza. Os itens serão separados em kits e doados a cerca de 10 entidades ao longo deste mês.
Lucas Leandro Brune, diretor de Jornalismo do Grupo Popular, ressalta que a arrecadação foi excelente, especialmente após 6 anos de pausa e pelo apoio adicional de empresas parceiras, como a 3F1B. “Com a retomada, agora a meta é ampliar as arrecadações nos próximos anos”, diz.
Ketlin Abreu, uma das organizadoras do evento, agradeceu a todos que acreditaram nesse projeto. “Com certeza outras edições virão, mas essa fica marcada para mim, por ser a primeira em que participo e em que estou na linha de frente, na organização, cuidando de cada detalhe. Obrigada a todos os parceiros que estiveram conosco, a cada artista que subiu no palco, aos colegas da Popular pelo empenho e dedicação e a Deus, que nos abençoou com um dia lindo. Obrigada a cada um que se fez presente e contribuiu, vocês vão tornar o Natal de muitas crianças e entidades mais especial”, comemora.
Para o coordenador Luís Roberto Closs, foi gratificante ver tantas pessoas de perto e de longe se divertindo, apesar do calor e do temporal previsto, saindo de lá satisfeitas com o evento, com as atrações e a estrutura. Agradeceu às empresas parceiras e a possibilidade de poder ajudar inúmeras entidades. “É um trabalho de muitas mãos, a equipe pegando junto é o que me deixa mais feliz como coordenador do setor de entretenimento. Foi bastante trabalho, foi cansativo, mas no fim tu vês todo o resultado gerado e, a partir de agora, será a emoção de poder levar as doações para quem precisa”, completa.
Bandas realizadas
Além de atrações para os pequenos, como brinquedos infláveis gratuitos, maquiagem divertida e muita interação, o Natal do Povo Solidário fez todo mundo dançar com os mais variados estilos musicais. Ao todo, sete bandas subiram ao palco muito bem estruturado para garantir que as apresentações fossem um sucesso. E, de fato, foram, tanto em qualidade das músicas e animação quanto nas mensagens deixadas pelos artistas, que não cobraram cachê.
Os vocalistas da banda Destaque Nacional, Geno e Cris, dizem ser um prazer fazer parte de uma causa nobre como o Natal do Povo Solidário. Cris destaca que um dos compromissos da banda é levar alegria e felicidade às pessoas através da música. “E, se cada um puder fazer um pouquinho para ajudar o povo, com certeza nosso Brasil vai ser muito melhor”.
Pela primeira vez no evento, para a banda Estilo Brasileiro, participar de ações sociais faz parte do projeto do grupo. Estar dentre as atrações do maior evento solidário da região é um momento especial para a banda. Ronaldo, vocalista, é enfático ao dizer que “a banda Estilo Brasileiro sempre se solidarizou com o povo, com todas as ações sociais que a gente participou. É uma alegria poder trazer aqui o nosso trabalho. Tenho certeza que o povo vai gostar”, disse.
Outra estreia no Natal do Povo e em Teutônia, a banda Hatfield trouxe uma rica mistura de acordes do tradicionalismo e da potência do rock em interpretações de clássicos internacionais, com muita energia positiva. A vibração e a interação da banda com o público fez as pessoas tirarem o pé do chão. Os integrantes já planejam retornar à cidade. O vocalista Júlio diz que é sempre um prazer poder participar de um evento como esse.
“É sempre um prazer fazer tudo em prol do povo, de forma beneficente e que faz as pessoas refletirem um pouco sobre quanto é bom poder ajudar o próximo. Não tem descrição para isso.”
Júlio César Schuster – Vocalista Banda Hatfield
Famílias e fãs
Após um hiato de 6 anos, o Natal do Povo Solidário marca o recomeço dessa história de solidariedade e alegria. Entre crianças e idosos, muitos experienciaram a ação pela primeira vez, ainda com pouca idade, enquanto outros relembram as primeiras edições do Natal do Povo.
Sirlei e Anselmo Blume, moradores de Teutônia, foram em todas as edições do evento. Para eles, o Natal do Povo é comovente. “Quando vamos a um evento como este, nos emocionamos. Sentimos muita falta de eventos assim, especialmente na pandemia e após a enchente. Faltava isso para nos comunicarmos de novo”, afirma Sirlei.
Eles pedem mais eventos como o da Popular. “Tem muitos precisando de alimentos, brinquedos e carinho, especialmente os que perderam tudo”, lamentam.
Já Fabiana, também teutoniense, chegou ao local no primeiro horário da tarde para garantir um ótimo lugar para os shows. A munícipe também esteve presente na última edição e enalteceu o evento como uma atividade para toda a família.
De Lajeado, Emily Mattje e Daniela Schwendler são fãs da banda Destaque Nacional. “Nós tínhamos que chegar primeiro para assistir a nossa banda preferida”, explica Emily. Segundo Daniela, a dupla ainda prestigiou o grupo em mais um show durante a noite.
Antônio dos Santos “Canela” relata o orgulho de participar de um evento tradicional como o Natal do Povo Solidário. Ele chegou mais cedo para garantir um lugar aconchegante. Sem preferência por banda, diz: “O que vem é seleção musical. Parabéns para a Popular pela audiência e prestígio”, enaltece.
Por fim, diz ter orgulho de morar em Teutônia, cidade próspera. “No fim de ano, temos que agradecer o que a gente fez durante o ano e pedir a proteção de Deus no restante da jornada. Iniciar o novo ano bem para todo mundo, com saúde, é o principal”, deseja.
Comunidades e Apae
Enfatizando ainda mais a solidariedade e a irmandade, o Natal do Povo Solidário convidou as comunidades e entidades de Teutônia para participar e comercializar alimentos e bebidas no local. Se fizeram presentes os integrantes das comunidades Nossa Senhora do Rosário e Redentor, de Canabarro, bem como a Apae. O valor arrecadado com as vendas será revertido totalmente para as entidades.
Jorge, da Comunidade Evangélica Redentor, cita a grande satisfação em contribuir com a Popular nesse grande evento. “Esperamos que todos venham, se divirtam. É muito legal estarmos envolvidos com a ajuda ao próximo”, disse. A comunidade preparou o tradicional cachorro-quente.
Na visão do padre Pedro Ritter, o Natal é a celebração da união entre as comunidades. “Será um momento muito especial de preparação para o Natal, ouvindo boa música, convivendo, confraternizando e, também, ajudando o evento. O Natal é sempre uma data forte para sermos sensíveis e ajudar os outros. Que isso possa acontecer aqui no Multiuso com muitas bandas, muitos amigos se encontrando e diversão para todos nós”, cita.
Para ele, a parceria entre a Rádio Popular e as entidades foi aceita com carinho. “É uma tarde de comunhão entre as comunidades”, pontua.
Marcos Amaral, da Comunidade Católica Nossa Senhora do Rosário, saudou o Grupo Popular pela bela iniciativa. “O Natal Solidário renova o espírito natalino que é ajudar ao próximo. A Popular realmente faz um papel muito importante, fortalecendo também as comunidades do município de Teutônia”, disse. Apontou a felicidade em poder participar desse grande evento, numa época tão importante para todos.