Um novo episódio de intensa instabilidade, com alto risco de chuva forte a intensa e temporais isolados, está previsto para afetar os estados do Sul do Brasil entre os dias 6 e 9 de dezembro. Diferentemente do temporal recente, que afetou principalmente o Rio Grande do Sul, este novo evento atingirá uma área maior, abrangendo os três estados da Região Sul.
Enquanto no Rio Grande do Sul o risco de instabilidade forte se concentrará em apenas um dia, em Santa Catarina e no Paraná, a previsão indica chuva forte e temporais por vários dias consecutivos. Essa diferença se deve à atuação de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul na sexta-feira, que contribuirá para a instabilidade nos estados do Sul.
No sábado (7/12), uma forte massa de ar frio avançará pela Argentina e Uruguai, chegando ao Rio Grande do Sul e ativando uma frente fria com chuva forte e temporais, principalmente na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. Essa massa de ar frio se tornará semi-estacionária no fim de semana sobre Santa Catarina e o Paraná, prolongando o período de chuva forte e temporais isolados nessas regiões.
No Rio Grande do Sul, o tempo deve melhorar após a passagem da frente fria. A duração prolongada deste episódio de risco meteorológico, com vários dias de chuva, resultará em volumes de chuva elevados a muito altos em algumas áreas. É importante destacar que a natureza deste evento será diferente do anterior, que teve curta duração e foi caracterizado pela passagem rápida de uma linha de instabilidade e da frente fria.