Na quinta-feira (5/12) foi realizado o tradicional evento de encerramento do ano com a diretoria da CIC Teutônia. O encontro foi realizado no Auditório 1 da entidade e teve apresentação do resumo de atividades de 2024, indicadores e perspectivas para o próximo ano.
O presidente Renato Lauri Scheffler lembrou as dificuldades para o Vale do Taquari e o Estado. “O exercício de 2024 foi marcado pela catástrofe ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul e assolou o Vale do Taquari. Foi um ano extremamente desafiador. Superando essas adversidades e estando em reconstrução, a expectativa é de que 2025 seja positivo. Como entidade, esperamos bons resultados”, afirmou.
Scheffler também enalteceu o desenvolvimento da organização. “Temos registrado evolução no número de associados, que hoje já somam 574 empresas. A atuação da CIC é reconhecida na região e no Estado. São 25 anos da ‘Casa do Empresário’, muitas mãos nos trouxeram até aqui, e é muito importante trazer a nova geração de empreendedores para dentro da entidade, pensando na sua sustentabilidade.”
A diretora executiva Carina Schulte Bolfe apresentou o resumo de ações e alguns números. Destaque especial para o 1º Fórum Empresarial de Teutônia e mobilização junto aos candidatos a prefeito de Teutônia; realização do Fórum Macrorregional da Federasul; e as inúmeras reuniões de diretoria. “Os encontros com os candidatos foram excelentes e tiveram expressiva participação dos associados, momento importante para que a instituição defendesse suas bandeiras e demandas para os próximos anos, sugerindo que possamos acompanhar e construir em conjunto as ações para o desenvolvimento teutoniense”, defendeu.
Reconhecimento e eventos
A noite ainda reservou momento especial de reconhecimento aos diretores com maior percentual de participação nas realizações ao longo do ano. “É um trabalho voluntário e essencial para as atividades da CIC. O reconhecimento é uma forma singela de agradecimento à dedicação de todos”, disse Carina.
Entre os eventos desenvolvidos ao longo do ano, a diretora também citou as missões empresariais com a participação dos associados; o 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos; o lançamento e comercialização de todos os estandes da Festa de Maio, mas que em virtude das cheias acabou cancelada; o 5º Feirão do Comércio de Teutônia, evento consolidado que registrou mais de R$ 500 mil em negócios; a parceria com a Municipalidade na organização do evento que premiou os destaques da economia teutoniense; e o 18º Feirão de Veículos Seminovos, que somou R$ 3,5 milhões em negócios num único fim de semana.
Os treinamentos oferecidos ao longo do ano capacitaram mais de duas mil pessoas em 14 cursos e palestras. Nessa linha também foram mencionados a 3ª Convenção CIC Teutônia; a realização de nove Almoços Empresariais e três edições do Happy Hour Empresarial; encontros com associados e atividades no Piquete do Associativismo por ocasião da Semana Farroupilha; e a celebração dos 25 anos da entidade, comemorados no dia 1º de dezembro.
Entre as ações sociais, referência ao Revive Boa Vista, com a ação de recolhimento e destinação correta de lixo eletrônico; e auxílio na limpeza de locais atingidos pela cheia. No que diz respeito às campanhas promocionais de incentivo ao comércio local, valorização da campanha Nota Fiscal dá Prêmios, que conta com mais de 140 empresas participantes, e as atividades da Black Friday.
Carina também mencionou a assinatura de convênio com a Univates, que passou a contar com polo de educação junto à CIC. “É uma parceria que fortalece o ensino na região”, avaliou. Nesse quesito a diretora ainda valorizou as atividades desenvolvidas com turmas do Projeto Jovem Empreendedor de Teutônia. “Tivemos a oportunidade de apresentar e entidade e seu papel na sociedade. Desenvolver novos empreendedores é algo que podemos evoluir, trazendo esses jovens para mais próximo da CIC, falando do mundo empresarial e de responsabilidades”, defendeu.
Visitas a entidades de Santa Catarina também foram mencionadas como oportunidades de intercooperação. “Conhecemos de perto modelos em que podemos nos espelhar como entidades de classe e organizações inovadoras. A partir disso a CIC pode ver o trabalho de entidade empresarial sob uma outra ótica, considerando ambientes inovadores e experiências diferenciadas”, exemplificou.
Indicadores
– 574 associados
– 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos: 10 mil visitantes e 550 expositores
– Festa de Maio havia confirmado mais de 350 expositores e fornecedores
– 5º Feirão do Comércio de Teutônia: cinco mil visitantes e 32 expositores
– Prêmio Destaques do ICMS: 400 participantes premiados e convidados
– 18º Feirão de Veículos Seminovos de Teutônia: mais de mil visitantes e 70 veículos comercializados
– 11º Jantar-Baile da CIC: 550 participantes
– 250 locações da infraestrutura da sede da entidade
– SCPC: 39,2 mil consultas
– Polo Univates: 239 estudantes
– Balcão de Empregos: 132 vagas ofertadas
– Telefonia móvel: 136 linhas
– Ações de representatividade e reuniões: mais de 500 participantes
– Dinda Card: 263 vidas e 33 empresas
– Unimed: 572 vidas e 74 empresas
– Campanhas promocionais: 144 empresas participantes
– Capacitações, missões empresariais e encontros com associados: 2.250 participantes
2025
A entidade já planeja ações para o próximo ano, entre elas:
– Encontro Nacional de Veículos Antigos
– Prêmio Destaques do ICMS
– Planejamento da Festa de Maio 2026
– Feirão do Comércio
– Teutofrangofest
– Feirão de Veículos Seminovos