
O prefeito eleito de Westfália, Juliano Bloemker e sua vice, Simone Tischer Landmeier, ambos do PP, anunciaram, nesta segunda-feira (16/12), os nomes do secretariado que estará à frente da Administração de Westfália a partir de 2025. A reunião ocorreu na casa de Bloemker com a nova gestão do município.
Apenas uma das cinco secretarias será comandada por uma mulher. Ela faz coro à vice de Bloemker, Simone.
Secretaria Municipal de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social
A titular será Helena Schneider, 65 anos. É formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Unisinos. Foi secretária de Saúde em Ivoti por 6 anos e diretora e chefe do plantão 24h de Saúde por 14 anos no município. Também atuou como enfermeira em hospitais de Porto Alegre e Vale dos Sinos.
Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças
Jair Antônio Schneider, 52 anos, assumirá o setor. Formado em Administração e Análise de Sistemas pela Univates, atuou por 21 anos na iniciativa privada na área de TI e, também, por 4 anos coordenou o Frigorífico de Suínos da Languiru. Foi também secretário de Administração, Indústria e Comércio de Poço das Antas por 20 anos.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto
Roque Lindemann, 43 anos, ficará responsável pela secretaria. Ele é formado em Matemática pela Univates, Pedagogia pela Unijavis e possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemáticas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atuou também como professor em Westfália e Colinas. Em Boa Vista do Sul, foi coordenador da secretaria de Educação durante 4 anos. Roque é filho do ex-prefeito Alcido Lindemann.
Secretaria Municipal de Obras, Viação e Interior
Paulo Bagatini, 62 anos, vai assumir a secretaria. O futuro titular da pasta foi uma liderança importante no processo de emancipação de Barão, onde atuou também como vereador. Em Boa Vista do Sul, foi vereador, vice-prefeito e prefeito. Foi secretário de Obras de Westfália e também secretário adjunto na pasta em Imigrante.
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
O titular da pasta será Júlio César Francesquet, 55 anos. É formado em Técnico Agrícola pela Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK). Atuou por 5 anos na JBS como assistente técnico, foi vendedor da Tritec por 13 anos e também empreendeu no ramo da avicultura e suinocultura. Francesquet foi vereador de Westfália por quatro mandatos.
Com 53,69% dos votos nestas eleições, o futuro chefe do Executivo assume o desafio à frente da cidade após romper a hegemonia de 24 anos de governo do MDB no município. “Nossa equipe é formada por profissionais técnicos que sabem o que precisa ser feito em nossa Westfália. A população quis a mudança, agora cabe a nós deixarmos um legado para nossa população”, afirmou Bloemker.




