Na tarde da sexta-feira (13/12), o auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari – Univates foi palco da cerimônia de premiação da 26ª edição da Olimpíada de Matemática da Universidade do Vale do Taquari – Univates. O evento contou com a participação de centenas de pessoas, celebrando o desempenho na prova de mais de 2,5 mil estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, oriundos de 71 escolas de 21 municípios do Vale do Taquari e regiões próximas.
A prova foi realizada em 13 de setembro, envolvendo estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Durante a abertura do evento, a coordenadora da Olimpíada, professora Marli Teresinha Quartieri, agradeceu a todas as pessoas envolvidas e parabenizou os participantes:
“A confiança que vocês – escolas, professores, pais e alunos – depositam em nós é superimportante. Esperamos reencontrar todos em 2025 e que continuem gostando cada vez mais da Matemática”, afirmou.
A coordenadora também anunciou uma novidade: 20 alunos de escolas públicas serão selecionados para receber bolsas de estudo financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas beneficiarão 10 meninas, seis estudantes negros ou pardos, dois alunos com deficiência e dois de vagas gerais. Os bolsistas terão acompanhamento ao longo de 10 meses e participarão de oficinas na Univates.
A coordenadora pedagógica da Extensão Acadêmica da Univates, professora Merlin Janina Diemer, reforçou a relevância de projetos como a Olimpíada de Matemática para a comunidade.
“A extensão nos permite atuar além dos muros da Instituição, transformando tanto nossos alunos e bolsistas quanto a comunidade. Para gerar impacto, é necessário continuidade. Desejo vida longa à extensão e à Olimpíada de Matemática”, destacou.
Por sua vez, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, professor Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne, celebrou a trajetória do projeto, que, ao longo de 26 anos, já envolveu mais de 55 mil participantes.
“A Olimpíada nos permite desenvolver habilidades que vão além do conteúdo aprendido em sala de aula, especialmente o raciocínio lógico. Seguiremos trabalhando para que essa iniciativa se perpetue e que, no futuro, possamos celebrar o cinquentenário da OMU, continuando a impactar jovens com essa experiência enriquecedora”, declarou.
Durante o evento, foram entregues medalhas aos três primeiros colocados de cada ano de escolaridade, bem como para as categorias 2 e 3, conforme regulamento da 26a OMU. Além disso, receberam medalhas os alunos com melhor desempenho de cada uma das escolas participantes.
Clique aqui para acessar os resultados da 26ª OMU.