Morre o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares

1329
Crédito: Divulgação

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, faleceu na madrugada desta terça-feira (24/12), aos 97 anos. Ele estava internado desde o dia 16 de dezembro no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. O óbito ocorreu às 2h40min desta terça-feira.

Alceu Collares, natural de Bagé, foi o único governador negro eleito na história do Rio Grande do Sul. Casado com Neuza Canabarro, ex-secretária estadual de Educação, ele governou o Palácio Piratini de 1991 a 1995. Também foi prefeito de Porto Alegre de 1986 a 1989, além de vereador e deputado federal.

O PDT/RS lamentou a morte do político. “É com grande tristeza que a Executiva Estadual do PDT/RS comunica o falecimento de Alceu de Deus Collares, um dos maiores líderes políticos do Rio Grande do Sul e do Brasil. Natural de Bagé, nascido em 7 de setembro de 1927, Collares dedicou sua vida à luta por um Brasil mais justo e igualitário, marcando a história como um dos mais brilhantes defensores do trabalhismo. Foi um dos principais discípulos de Leonel Brizola, com quem compartilhou sonhos e batalhas na construção de uma sociedade mais humana e democrática. Collares teve uma carreira política notável e pioneira. Filho de pais analfabetos, aprendeu a ler na infância, mas deixou a escola para vender frutas e ajudar no sustento da família. Em 1941, começou a trabalhar como carteiro nos Correios e Telégrafos. Em 1956, após terminar o ensino médio, passou no vestibular da Faculdade de Direito da UFRGS e se mudou para Porto Alegre. Aqui, atuou como telegrafista e professor, graduando-se em Direito em 1961. Nesse período, se interessou mais ativamente pela política e passou a acompanhar os discursos de Leonel Brizola, o governador gaúcho que viria a ser seu aliado e colega de partido”, afirmou.

- publicidade -