Na noite desta segunda-feira (30/12), o prefeito Renato Airton Altmann, o vice-prefeito Evandro Biondo e os 11 vereadores eleitos no pleito de 2024 foram oficialmente empossados nos cargos para os quais foram escolhidos por meio do voto democrático em 6 de outubro de 2024. A cerimônia de posse foi realizada no Auditório 3 da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia.
A cerimônia iniciou com a posse dos vereadores eleitos: Moisés Bageston Cardozo (PSD), Valdir Oliveira do Amaral (PSD), Luias Henrique Ahlert Wermann (PSD), Nerci Nicolau Engelmann (MDB), Márcio Cristiano Vogel (MDB), Neide Jaqueline Schwarz (PSDB), Hélio Brandão da Silva (PSDB), Jeferson Luis Korner (PDT), Werner Wiebusch (PDT), Cláudia Cristina Reinheimer Frigo (PP) e Milton Stahlhöfer Xiru (PL).
Na sequência, a primeira mesa diretora da nova legislatura da Câmara de Vereadores foi definida em chapa única e eleita por unanimidade. A mesa será composta por Luias Henrique Ahlert Wermann (Presidente), Nerci Nicolau Engelmann (Vice-Presidente) e Cláudia Cristina Reinheimer Frigo (Secretária).
O novo presidente da Câmara de Vereadores, Luias Henrique Ahlert Wermann, em discurso emocionante, destacou o sentimento de alegria por ser eleito e assumir a presidência do Legislativo. Ele também prometeu diálogo entre todos os vereadores, sem favorecer um “lado preferido”. “Todos conhecem minha forma de trabalhar. Quero prometer parceria e harmonia, conforme rege a Constituição Brasileira, que preconiza a harmonia entre Executivo, Legislativo e também Judiciário”, afirmou.
Luias ainda ressaltou que o momento não é de “empilhar problemas, mas sim de empilhar soluções”. “Chega de ficarmos apenas apontando problemas. É hora de encontrarmos soluções, mesmo com nossas diferenças. Somos 11 vereadores de quatro coligações diferentes, mas todos compartilhamos o mesmo município e devemos estar juntos nessa caminhada de forma solidária e fraterna”, acrescentou.
Crédito: Carla Beckmann
Também ficaram definidas as eleitas comissões permanentes. A comissão de Constituição, Justiça e Redação será presidida por Márcio Cristiano Vogel, com Werner Wiebusch como secretário e Valdir Oliveira do Amaral como relator.
A parte de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Agricultura ficará no comando de Cláudia Cristina Reinheimer Frigo, com Neide Jaquele Schwarz como secretária e Nerci Nicolau Engelmann como relator.
Para finalizar, na área de Educação, Saúde, Ação Social e Meio Ambiente, Moisés Bageston Cardoso será o presidente, com Jeferson Luis Korner como secretário e Márcio Cristiano Vogel como relator.
Executivo
Em seguida, Renato Airton Altmann e Evandro Biondo foram empossados oficialmente. Renato destacou sua motivação e a responsabilidade de ter sua proposta para administrar o município escolhida pela população. “Mesmo com certa experiência, ainda sinto um friozinho na barriga. Precisamos ser responsáveis, devido à importância de desenvolver ações e políticas públicas que atendam a todas as áreas do nosso município”, comentou.
Altmann ainda ressaltou que sua experiência pode ter sido determinante nas urnas e será um fator positivo para facilitar os trabalhos no novo mandato. “Temos certa tranquilidade, mas não podemos confundi-la com morosidade. Teremos pautas importantes e necessárias para tratar e acreditamos muito no trabalho da nossa equipe. Uma das poucas exigências que fiz ao grupo foi ter brilho nos olhos e vontade”, ponderou.
Também, admitiu que o momento traz um sentimento diferente. “Há um gostinho especial neste mandato”, finalizou.
Crédito: Carla Beckmann
O prefeito Celso Forneck, em sua fala antes da assinatura do termo de transmissão do cargo, agradeceu a todos os presentes. Principalmente a quem se envolveu no governo e esteve com ele até o fim do mandato. Também, agradeceu sua esposa e a todos os secretários. “Tivemos pandemia, secas, enchentes e a queda da Cooperativa Languiru, o que dificultou muito. Porém sempre contei com o apoio dos secretários para dar o caminho da prosperidade para Teutônia”, considerou.
Forneck ainda desejou sucesso para Renato Altmann e ressaltou que é a hora de união. “É o momento de nos unirmos em prol da administração do Renato. Espero que você conduza nosso município para a grandeza que ele merece. Nos colocamos a disposição do que for possível para auxiliar, pois Teutônia é maior que divisões políticas e intenções individuais. Precisamos olhar para Teutônia direto para o futuro”, completa.
Crédito: Carla Beckmann
A cerimônia contou com a presença de autoridades do Judiciário, órgãos de representatividade, cooperativas, órgãos de segurança pública e prefeitos eleitos de outros municípios: Juliano Bloemker, de Westfália, e Germano Stevens, de Imigrante.
Esta é a terceira vez que Renato Altmann é eleito prefeito de Teutônia. Anteriormente, Altmann foi eleito em 2009, permanecendo no cargo até 2012. Na ocasião, reelegeu-se nas eleições daquele ano e reassumiu o cargo de 2013 a 2016.
Urnas
Renato Airton Altmann (PSD) foi eleito com 37,62% dos votos válidos, representando a escolha de 7.654 eleitores, 700 a mais que o segundo colocado, Jonatan Brönstrup (PSDB), que obteve 6.954 votos válidos (34,18%).
prefeitos eleitos em outras cidades,
Renato Altmann tomou posse do cargo
Crédito: Carla Beckmann
Crédito: Carla Beckmann
Auditório 3 da CIC Teutônia
Crédito: Carla Beckmann