O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), entregou em Arroio do Meio, na segunda-feira (30/12), casas temporárias para famílias atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul, encerrando o último abrigo coletivo no município. A iniciativa, parte do programa A Casa é Sua – Calamidade, visa oferecer moradias temporárias enquanto as famílias aguardam residências definitivas, promovendo conforto e dignidade.
Os módulos habitacionais, feitos com aço galvanizado e concreto, são sustentáveis e reutilizáveis, além de já virem mobiliados e equipados. Cada unidade possui 27 meros quadrados com dormitório, sala e cozinha conjugadas, e banheiro. O programa inclui a entrega de 500 módulos e 422 residências definitivas em 11 municípios, totalizando um investimento de R$ 125,4 milhões.
Até agora, foram entregues 332 moradias em sete municípios, incluindo 40 em Arroio do Meio, 80 em Encantado e 86 em Estrela. As prefeituras, com apoio do Estado, preparam o terreno e a infraestrutura para instalação das unidades.
A ação faz parte do Plano Rio Grande, que busca enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais das enchentes, integrando também o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis). O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e o secretário Carlos Gomes destacaram o impacto positivo da iniciativa, que já está transformando a vida das famílias atingidas pelas calamidades recentes.

